Candidato ao Senado diz a prefeitos do Condersul que defenderá causa municipalista

Pouco se fala nos candidatos ao Senado, que tem papel fundamental nos repasses para os municípios.
Na última terça-feira, 18, Capão Bonito recebeu a visita do candidato ao Senado pelo MDB Marcelo Barbieri – ex-prefeito de Araraquara e deputado federal por 14 anos.
Falando a prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento da Região Sudoeste (Condersul) – Apiaí, Itaóca, Capão Bonito, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande e Taquarivaí, Barbieri destacou que pretende trabalhar para aumentar os repasses aos municípios, pois a cada R$100, 00 que se paga de imposto no país, apenas R$13,00 voltam para as cidades em forma de prestação de serviço público e é insuficiente para atender toda a demanda da população.
“As cidades padecem em função de uma política tributária desigual. É no Senado que origina-se a questão tributária. Eu sei do que estou falando pois administrei um município”, disse o candidato a reportagem d’O Expresso.
Barbieri sustenta propostas, caso seja eleito, como mudanças no pagamento de impostos à União. “Hoje os municípios recebem dinheiro do Fun-deb, para investimentos em Educação, e precisa devolver 1% do recurso ao Pasep. A minha proposta é cobrar Pasep apenas das verbas geradas no município. O que a União manda não pode voltar”, afirmou.
Outro exemplo, segundo o candidato é que o governo dá o dinheiro para construir creches, mas o grande problema é o custeio. “Vamos aperfeiçoar mecanismos para garantir recursos para o custeio das creches que vem pesando cada vez mais nos orçamentos”, frisou.
Marcelo Barbieri
Marcelo Fortes Barbieri nasceu em Araraquara onde construiu sua carreira política. Tem 61 anos. Casado e pai de quatros filhos é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, onde se envolveu diretamente com a luta pela democracia no Brasil. Um dos mais ativos líderes estudantis, em 1975 Marcelo Barbieri entrou para a política, filiando-se ao MDB em 1976.
Já em 1979 foi eleito vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Em 1990, elegeu-se deputado federal, ocupando o cargo na Câmara dos Deputados, em Brasília, por 14 anos.
Como parlamentar, foi relator do Orçamento da União, titular de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática durante as discussões sobre a abertura do setor de telecomunicações no Brasil.
Graças às suas atuações, Marcelo Barbieri foi considerado um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.

Veja também