Prefeito de Capão Bonito é eleito presidente do Condersul

REPORTAGEM D’O EXPRESSO

O atual prefeito de Capão Bonito, Marco Citadini (PTB), foi eleito no dia 25, o novo presidente do Condersul (Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudeste do Estado de São Paulo).
A eleição foi realizada na Câmara Municipal de Itapeva e contou com a presença de 11 prefeitos da região, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas. Além de Citadini, integram a nova diretoria do consórcio o prefeito de Buri – Omar Chain (PP), eleito vice-presidente, sendo o conselho fiscal composto pelo prefeito de Itararé – Helinton do Valle (PMDB) e Jucemara Fortes – prefeita de Nova Campina, e na suplência a prefeita Eliana Santos Silva (PSDB) – de Ribeirão Grande.
Representando os integrantes do Poder Legislativo no consórcio, foram eleitos os vereadores Alexsander Franson de Itapeva e Rubens Carlos (Rubinho) de Taquarivaí.
O Condersul foi criado em 03 de abril de 1995 e vem desenvolvendo ações para potencializar o desenvolvimento de toda a região. São 16 municípios que compõem o Consórcio: Apiaí, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Guapiara, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Itapeva, Itararé, Nova Campina, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul e Taquarivaí.
O novo presidente sucede o ex-prefeito de Barra do Chapéu, Eduardo Filliettaz (PMDB), que aproveitou o encontro regional para prestar contas do seu mandato no consórcio e ainda apresentou os projetos e parcerias que estão em andamento.
Citadini herda o consórcio num momento de crise econômica e com algumas pendências financeiras. Várias prefeituras não estão pagando as mensalidades e o Condersul tem hoje uma dívida trabalhista de aproximadamente R$ 26 mil. Para reequilibrar a questão financeira, o novo presidente pretende reduzir o valor da mensalidade das prefeituras e extinguir os cargos políticos. “Diminuindo a mensalidade, evitamos inadimplência das prefeituras e assim equilibramos as contas do Condersul. Também quero transformar o Condersul efetivamente num órgão técnico e que ofereça o devido suporte aos prefeitos”, comentou Citadini.

Veja também