Prefeitos do Condersul se reúnem com João Doria

REPORTAGEM D’O EXPRESSO

Uma comitiva de prefeitos do Condersul, liderada pelo prefeito de Capão Bonito e presidente do consórcio, Marco Citadini, se reuniu nesta última semana com o prefeito paulistano João Doria Jr. e com sua equipe de governo, entre eles o secretário de Governo, Julio Semeghini.
O encontro ocorreu na sede da Prefeitura de São Paulo, na região do Viaduto do Chá, com a participação dos prefeitos Helliton do Vale de Itararé, Luiz Cavani de Itapeva, Eliana Santos de Ribeirão Grande, Frederico Batista de Itaóca, João Batista de Itapirapuã Paulista, Luciano Polaczek de Apiaí, Jucemara Fortes de Nova Campina, Gil Vicente de Campina do Monte Alegre, o vice-prefeito de Taquarivaí, Carlinhos da Serraria, os vereadores de Capão Bonito, Matheus Francatto e Márcio It’s, e o deputado estadual Edson Giriboni.
Na abertura do diálogo com as lideranças políticas do Sudoeste Paulista, o prefeito João Doria agradeceu a presença de todos e iniciou sua fala citando o modelo de gestão pública adotado em 2017 no comando da maior prefeitura do país.
Segundo ele, o encontro com os prefeitos do Condersul foi para construir um debate com ferramentas de ações e soluções para as diferentes cidades.
“Este encontro entre prefeitos é mais uma demonstração de ação conjunta da Prefeitura de São Paulo com os municípios paulistas. Um evento de gestão fala daquele que é um princípio da democracia, que é servir. Elegemos servir com prioridade absoluta os mais pobres e os mais humildes. Nós estamos aqui para fazer, com eficiência e honestidade, políticas sociais e de desenvolvimento econômico”, afirmou o prefeito Doria.
Em seguida, o prefeito de Capão Bonito e presidente do Condersul, Marco Citadini, fez uma breve apresentação das potencialidades da região do Sudoeste Paulista e que integra a 16ª Região Administrativa de Itapeva do organograma do Governo de São Paulo.
Citadini falou sobre o potencial agrícola da região, voltado a produção de grãos como soja, trigo e outros.
“As maiores áreas territo-riais do Estado estão concentradas em nossa região, que também é campeã em produtividade, mas precisamos trazer novas experiências de gestão e tentar agregar valor ao produto agrícola, aumentar a nossa riqueza e gerar mais emprego e renda”, comentou.
O presidente do Condersul também citou o avanço no Ensino Superior no Sudoeste Paulista com a instalação da Unesp em Itapeva, da Fatec em Capão Bonito e da Ufscar em Buri.
“A vinda dessas instituições de ensino superior vão marcar uma nova era em nossa região através da qualificação da mão-de-obra e das pesquisas para o desenvolvimento do Sudoeste Paulista”, colocou.

Saúde
Um dos temas mais abordados por Doria na reunião foi o da Saúde.
O prefeito de São Paulo destacou projetos como o Corujão da Saúde, Doutor Saúde e Remédio Rápido.
“Nós queremos que rapidamente a população sinta a diferença e saiba que este é um governo que tem por finalidade cuidar dos mais carentes”, disse.
“O nosso projeto atendeu o nosso compromisso. Uma boa gestão da saúde permitiu a implantação do Corujão da Saúde. Não tem milagre, não tem a busca por recursos extraordinários. Nós identificamos o problema, montamos um grupo de trabalho e fizemos os convênios para ajudar a população”, acrescentou o prefeito João Doria.

Iniciativa Privada
João Doria também apresentou programas realizados em parceria com a iniciativa privada e o programa de privatização e concessões.
“Onde o Estado não for importante, não for essencial, nós vamos privatizar, ou conceder, ou fazer PPP (Parceria Público Privada)”, disse o prefeito João Doria.
O prefeito de Capão Bonito, Marco Citadini, elogiou a iniciativa do prefeito de São Paulo e solicitou apoio para a realização de concessão pública do Aeroporto Municipal e do Terminal Rodoviário Antonio Enei Neto.
“Queremos dar mais eficiência, conforto e melhorar a qualidade do serviço prestado nesses locais através de concessão pública à iniciativa privada”, finalizou Citadini.

Veja também