A segunda edição da Virada Cultural de Capão Bonito, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Divisão de Cultura, acontecerá neste final de semana em diversos pontos da cidade, como Praça Rui Barbosa, Praça da Cecap, Centro Paulo Freire e Secretaria Municipal de Educação.
As apresentações começaram na quinta-feira, dia 23, e irão até domingo, dia 26.
Em todos os eventos realizados nos quatros dias da Virada a entrada é franca.
De acordo com a Divisão de Cultura, o evento contará com a participação de mais de 450 artistas e terá apresentações variadas e de diversos gêneros artísticos e culturais, como bandas, músicos solos, teatro, pintura, poesia, dança, artesanato, cultura geek, exibição de filmes e cosplays.
“O objetivo da Prefeitura ao realizar a Virada Cultural é promover e valorizar os artistas capão-bonitenses, que vestem a camisa juntamente com o município. Queremos tornar Capão Bonito uma referência cultural da região”, afirmou o diretor de Cultura Renato Heber.
Na edição deste ano foram excluídas apresentações em alguns pontos da cidade em relação a primeira edição devido ao fato de pequena presença de público e também para priorizar locais onde houve maior participação da população.
Não serão feitas apresentações no Jardim Vale Verde e nas vilas Aparecida e Cruzeiro.
“No ano passado como era a primeira edição foram realizadas apresentações em vários locais e neste ano decidimos dar atenção aos locais onde houve maior participação da população. O objetivo é ir melhorando o evento a cada ano”, disse o diretor de Cultura Renato Heber.
A realização da Virada Cultural na cidade fazia parte do Programa de Governo do então candidato a prefeito Marco Cita-dini no ano de 2016 e foi transformada em lei pela Câmara local após a eleição.
A sua realização foi determinada pelo chefe do Executivo assim que ele assumiu o governo e vem dando frutos, pois a Secretaria de Estado da Cultura decidiu apoiar destinando eventos como peça de teatro, como a que foi realizada na quinta-feira. A Secretaria de Estado da Cultura promove a Virada Cultural em várias cidades de São Paulo, mas a iniciativa da prefeitura local de promover a Virada Cultural em Capão Bonito agradou tanto que em 2019 a cidade deverá receber várias atrações para colaborar com o evento.
“A realização da Virada estava no nosso Programa de Governo, mas o seu sucesso se deve a participação dos artistas locais e do público. Sem eles a Virada Cultural não existiria. Agradeço a todos que compraram nossa ideia de fazer este evento, pois estamos dando exemplo de como devemos divulgar a nossa cultura sem gastos exagerados”, declarou o prefeito Marco Citadini.