Online/Offline

Não há nenhuma evolução social ou econômica sem a presença efetiva da Educação no processo de transmissão do conhecimento, e pandemia pelo qual enfrentamos comprova tal apontamento.
Em 2016, escrevi um artigo de opinião neste mesmo semanário, intitulado “O caminho da Educação Municipal”, destacando na ocasião alguns desafios que o Município teria pela frente.
Sempre acreditei que Educação não se faz apenas com tijolos e argamassa, até mesmo se invocarmos o princípio da economicidade, veremos que construção de uma unidade escolar necessita de um aporte financeiro bem inferior com relação ao custo da sua manutenção.
Proporcionar um ambiente físico é fundamental, porém, não é a única garantia para se gerar eficiência educacional. Capão Bonito caminha nas duas estradas: na boa estruturação física e na excelência na aprendizagem, conforme abona os próprios indicadores educacionais do país.
Com a pandemia, a Educação Municipal reforçou sua nota de excelência.
Com as escolas (físicas) fechadas, abriram-se as escolas virtuais e os educadores foram protagonistas na revolução da reinvenção.
Os encontros de planejamento passaram a ser por meio das plataformas de conversação online e o mesmo método foi aplicado nas atividades escolares e na relação aluno/professor. A deficiência da telefonia e internet no país geraram alguns impasses, porém, solucionados com a entrega de atividades impressas e orientação pedagógica e o resultado foi surpreendente: mais de 7 mil alunos logados na plataforma da Educação Municipal Digital.
Cabe destacar ainda o comprometimento dos pais e da família nesta nova integração escola e sociedade. A pandemia será derrotada pela ciência e pelo comprometimento dos estadistas, mas os avanços positivos permanecerão e complementarão a formação das novas gerações de capão-bonitenses.
A previsão foi assertiva, inclusive com a implantação da Univesp em 2018. A tecnologia veio para somar e auxiliar aquilo que temos de melhor: as pessoas!

Francisco Lino é jornalista.

Veja também