Um por todos e todos por um

O governo estadual apresentou há alguns dias a sua proposta para um eventual retorno das aulas em todo o Estado de São Paulo.
Em princípio as aulas nas redes públicas e privadas paulistas devem retornar no mês de setembro, isto em caso de manutenção do atual estágio de controle da pandemia de Coronavírus no território paulista.
Se tudo ocorrer como estão prevendo os órgãos estaduais no começo de setembro as aulas passarão a ser realizadas com uma ocupação de cerca de 35% da capacidade de cada escola, desta forma mesmo que o retorno comece em setembro, ainda será de forma escalo-nada.
E ainda esta primeira previsão pode ser mudada, principalmente se o combate a doença não for efetivo e também levará em conta o estágio da pandemia em todo o território estadual e considerando inclusive as diversas regiões regionais de saúde, portanto, de algumas regiões destoarem do controle da doença há sério risco do retorno às aulas ser adiado ainda mais.
Mesmo com os prós e contras, pelo menos na área da Educação estamos tendo um cenário de previsão de retorno, mas para que as atividades escolares recomecem mais uma vez será necessária a contribuição de toda a população e não somente de uma cidade ou uma região, mas de todos os paulistas.
Por isso é ainda mais necessário que todos se engajem nas ações de prevenção a pandemia. Nossa região é um exemplo de que as medidas de proteção precisam ser tomadas com rigor, tendo em vista o número de casos que cresceram nas últimas semanas e que mostram um avanço considerável da doença em todas as cidades do Sudoeste.
A população precisa ficar consciente de que para todos voltarem a sua vida normal, inclusive com a nossa atividade comercial a todo vapor, é necessário que cada um individualmente faça a sua parte. Não adianta as autoridades apelarem pelo respeito as medidas de quarentena se o cidadão se recusa a fazer sua parte. Nós estamos nos dias atuais tendo que exercer o slogan dos escoteiros, um por todos e todos por um. Ou todos ajudam colaborando com as medidas de restrição ou vamos todos perder coletiva e individualmente.
Nunca o país precisou tanto de cada um de seus cidadãos, pois somente com o empenho de todos é que vamos vencer esta pandemia.
Para que possamos voltar a nossa vida normal, com todos trabalhando, estudando, tendo momentos de lazer, mais do que nunca precisamos cumprir a quarentena e essas medidas com mais rigor, principalmente em cidades como Capão Bonito em que a doença está atingindo o pico da doença.
Não é hora a afrouxar, de se descuidar é hora de se preservar para poder retornar à liberdade mais rápido do que está sendo previsto.

Veja também