Polícia Civil de CB abre inquéritos contra quem está desrespeitando a quarentena

A Polícia Civil de Capão Bonito, atualmente comandada pela delegada Janaína Moraes, abriu vários inquéritos policiais para investigar crimes relacionados a descumprimento de normas sanitárias no município.
O primeiro caso que a polícia está apurando é sobre um paciente testado positivo para a Covid-19 e que possivelmente desrespeitou a quarentena, inclusive, foi flagrado em ambientes públicos sem o devido uso de máscaras.
De acordo com a polícia, o investigado ainda desobedeceu às orientações de proteção recomendadas pelas autoridades da Saúde de Capão Bonito através de Decretos Municipais.
Além disso, a Polícia instaurou outro inquérito similar, porém, envolvendo familiares de um paciente confirmado com a Covid-19 que estavam frequentando bares na zona rural do município.
O caso foi denunciado pela própria Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.
Outra infração ocorreu no comércio local, onde um dos consumidores que aguardava atendimento na fila de um estabelecimento, não respeitou o devido distanciamento social recomendado pela Vigilância Epidemiológica e a situação acabou virando caso de polícia.
Também em Capão Bonito, a Polícia Civil, com apoio do contingente da Polícia Militar, flagrou motoqueiros disputando “rachas” no Distrito do Turvo dos Almeidas. Além da apreensão das motocicletas, os infratores vão responder criminalmente por promoverem aglomerações em época de pandemia.
Por fim, a Polícia também abriu inquérito contra um dos organizadores de uma carreata promovida no início da pandemia. Segundo a delegada Janaína Morais, o caso se enquadra no art. 132 do código penal, que trata de exposição e risco à saúde de terceiros.
A delegada afirmou que os casos relatados serão enviados ao Ministério Público e deverá dar prosseguimento as ações judiciais e lembrou que embora as penas sejam consideradas menores os condenados por desrespeitarem as medidas ficarão impossibilitados, por exemplo, de participar de concursos públicos, além de outras penalidades que poderão ser impostas pela decisão judicial.

Veja também