Ernesto Thomazi, o pintor da Igreja Matriz

O centenário do prédio da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (1920-2020) motivou um grupo de pessoas a criar um álbum com 100 fotografias da igreja, tanto da parte externa como interna.
Neste álbum já consta cerca de 70 belas fotos. Em uma delas, garimpamos o retrato de Ernesto Thomazi, o pintor dos primeiros afrescos da Igreja.
Sobre o pintor, encontramos as pesquisas do historiador Samuel Pfromm Neto, no livro “Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras” e no “Dicionário de Piracicabanos”, que relataremos aqui.
Ernesto Thomazi, pintor de talento reconhecido em seu tempo, foi o autor das pinturas internas da Igreja Matriz de Capão Bonito e de diversas igrejas do estado de São Paulo, como a Igreja de Bom Jesus de Iguape e da Catedral de Nossa Senhora da Ponte, em Sorocaba.
Na maioria das vezes era auxiliado por seu irmão, João Thomazi, também pintor de mérito. Por ignorado motivo, o sobrenome Thomazi foi grafado erroneamente como Thomazini nos jornais editados à época.
Ernesto Thomazi nasceu em Veneza, Itália, em 1889, e faleceu em Santos, em 1942. Artista plástico e decorador de igrejas no estado de São Paulo na primeira metade do século XX, foi irmão dos também artistas João Thomazi (1892-1985) e Mário Thomazi (1895-1974), e tio do pintor piracicabano Alberto Thomazi (1922-1986), filho de Mário.
Ainda criança, Ernesto Thomazi veio para o Brasil com os pais, fixando-se na cidade de Piracicaba. Na juventude, morou em São Paulo, “compartilhando moradia e o gosto pela pintura com outro jovem artista, Benedito de Toledo”.
Cita o historiador que, segundo o Jornal de Piracicaba, de 1-8-1961, eram “dois pintores piracicabanos, boêmios incorrigíveis… fazem parte dos círculos literários e artísticos da garoenta São Paulo”.
Segundo Francisco de Assis Ferraz de Mello, em seu Dicionário Piracicabano de Artistas Plásticos (1999), Ernesto Thomazi teve “muitos trabalhos distribuídos pelo Estado de São Paulo. Decorou várias igrejas do mesmo Estado, inclusive o Seminário Arquidiocesano de São Paulo. Foi também decorador de teatros. Obteve Medalha de Bronze no Salão de Belas Artes do Rio Grande do Sul”.
Na reforma da Igreja Matriz, ocorrida em meados de 2000, as pinturas de Thomazi foram restauradas pelo saudoso pintor capão-bonitense, Francisco Honorato de Almeida, que também merece um artigo.
Devido a pandemia e o início da segunda onda de infecções no mundo, inclusive em Capão Bonito, onde aumentou o número de casos confirmados na comparação dos últimos 70 dias, pede-se cautela para visitação à Igreja. Lembrando que a Vigilância Epidemiológica emitiu um alerta, pedindo às pessoas que retomem as medidas cautelares. Distanciamo-nos agora, mais uma vez, para que em breve, estejamos próximos.

Rafael Ap. F. Almeida, advogado

Veja também