Madeira, milho e laranja empatam com 14% da produção agrícola
Assim como no Brasil, a produção de soja conquistou um papel relevante na área econômica em Capão Bonito e tem sido o carro-chefe da atividade agropecuária, representando cerca de 27% de todo cultivo agrícola desenvolvido no município, aponta os novos índices econômicos por cidade, apresentados pela Fundação Seade.
O setor agropecuário representa hoje, 16,2 % de todo o volume econômico gerado em Capão Bonito, e 17,2% do valor adicionado. A soja cultivada em solo capão-bonitense também tem se destacado no ganho de produtividade e no fomento de algumas atividades no setor de comércio e serviços.
O gerente da Cooperativa Agrícola de Capão Bonito (CACB), Luiz Carlos Marioto, explica que, além dos empregos que o agronegócio gera no município, também movimenta uma rede de estabelecimentos como oficinas, lojas de peças agrícolas, postos de combustíveis, distribuidoras de combustíveis, transportadoras, fretes e caminhoneiros autônomos.
Marioto diz que no período de alta safra, somente a CACB chega a movimentar R$ 1 milhão com transporte de grãos para o Porto de Santos. “O entra e sai de caminhões para o transporte dos alimentos chega a ser 24 horas por dia, sendo mais de 200 fretes por mês e movimento de R$ 1 milhão/mês somente para esse serviço”, comentou.
Além da soja, a madeira em tora, o milho e a laranja representam, cada um, 14% daquilo que se produz na atividade agrícola de Capão Bonito. O feijão, que já foi uma das principais culturas em Capão Bonito, hoje ocupa apenas 5% dessa fatia.
Já o cultivo de tomate representa hoje somente 3,8%, seguido pela produção de trigo com 3,5%. Entre as frutas, o caqui ganha papel de destaque, com 2,1%, seguido pelas plantações de pêssego, com 1,6%, e maça, que chega a 1,5%. As demais frutas produzidas em Capão Bonito, como uva, maracujá, melancia, tangerina, abacate e banana, não chegam a 1% da totalidade produzida.
A cadeia leiteira que também já teve produção significativa em Capão Bonito, hoje representa apenas 1,5% de tudo que se produz no campo.









