O velho e ultrapassado método de se fazer política parece estar arraigado na espinha dorsal da atual gestão municipal de Capão Bonito, atualmente comandada pelo prefeito Julio Fernando (Podemos) e pelo vice-prefeito e secretário da Saúde, Roberto Tamura (PSDB).
Julio Fernando, que desde o início da Pandemia manteve-se praticamente em silêncio, decretou na última quarta-feira, dia 10, o “lockdown” em Capão Bonito, entre os dias 11 a 16 de março, fechando, inclusive, estabelecimentos classificados pelo Governo do Estado como essenciais, como supermercados (que comercializa alimentos), padarias, e outros, excluindo apenas da medida farmácias e postos de combustíveis.
O decreto que estrangulava ainda mais o comércio local foi derrubado pela Justiça nesta sexta-feira, dia 12, através de um mandado de segurança ingressado pelo Supermercado Dia %.
Notificado pelo Poder Judiciário a cumprir a medida, Julio Fernando, que se reveza no poder político de Capão Bonito desde 1989, tentou plantar um discurso na noite de hoje, através de uma Transmissão ao Vivo (Live), de que teria, supostamente, partido dele a nova flexibilização que beneficiaria todos os supermercados da cidade, e não apenas o Dia%.
Mas a verdade é que a Prefeitura teve que cumprir a ordem judicial, e para tentar ganhar pontos políticos com os demais estabelecimentos de comércio essencial, encontrou na nova flexibilização, uma possível saída pela tangente, porém, Julio Fernando, na intenção de capitalizar politicamente, resolveu desdizer suas próprias ordens anteriores expostas no decreto do “lockdown”, trazendo assim, mais insegurança e confusão no comercio local.
Enquanto Julio Fernando e sua gestão demonstram falta de planejamento para conduzir o combate à Pandemia no município, muitos comerciantes deixaram de abrir seus negócios porque foram pegos de surpresa e mesmo com o recuo da Prefeitura, a desorganização continua prejudicando a economia que sustenta a cidade.
Julio Fernando tenta adotar medidas simples para temas complexos, mas, na verdade, deveria o prefeito transformar o Comitê de Combate ao Coronavírus em um colegiado mais técnico e menos político, somado a doses de boa vontade de querer trabalhar de modo planejado, com métodos e olhos postos nas peculiaridades e necessidades locais.
Passou da hora do prefeito Julio Fernando e sua equipe descer do palanque e trabalhar pela cidade, que está adoecendo sanitariamente com o Coronavírus e economicamente pelas escolhas mal planejadas que geram prejuízos ao comércio local.
Agora, somos todos um só!
Decisão Judicial na ìntegra: Mandado de Segurança – Supemercado Dia









