Entre janeiro e março deste ano o número de contaminados em Guapiara triplicou de 353 para 1458, com 53 mortes
O município de Guapiara, no Sudoeste Paulista, é um dos recordistas em número de óbitos pela covid-19 na região nos primeiros meses de 2021. Com 17 mil habitantes, segundo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade registrou somente nos meses de janeiro, fevereiro e na primeira quinzena de março deste ano, 39 mortes provocadas pela infecção do Coronavírus.
Entre março e dezembro de 2020, ainda na gestão da ex-prefeita Pixa Pássaro (PTB), Guapiara havia contabilizado até então, apenas 14 óbitos pela Covid-19 em 353 casos confirmados.
Hoje, de acordo com o último Boletim Informativo da Prefeitura Municipal, publicado no dia 17 de março, o número de contaminados triplicou, saltando de 353 casos até 07 de janeiro, para 1458 em março de 2021.
Pacientes morrem à espera de UTI em Buri
Com o agravamento da Pandemia e sem estrutura hospitalar para atender casos graves da Covid-19 em Buri, sete pacientes morreram à espera de UTI ou leito especial de tratamento.
Uma das primeiras vítimas foi uma mulher de 38 anos, Márcia Aparecida da Luz, que morreu aguardando uma vaga de UTI no dia 2 de março. Ela faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e junto com ela, outras oito pessoas aguardavam transferência para algum hospital através da Central de Regulação de Vagas do Estado de São Paulo.
No último dia 14, um idoso de 70 anos também veio à óbito pelo agravamento da Covid-19, enquanto aguardava um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Pronto Atendimento de Buri. A vítima ficou quatro dias internada na Unidade de Saúde e não suportou as complicações causadas pela doença.
Na quarta-feira, dia 17, mais sete mortes pela Covid-19 em Buri, e três dessas vítimas faleceram à espera de UTI, sendo duas mulheres, de 70 e 71 anos, e um homem de 35 anos. Segundo o Boletim Informativo da Prefeitura Municipal, publicado no dia 17 de março, já são 1359 casos confirmados da doença e 41 mortes.
A Prefeitura de Buri afirmou que está dando todo suporte de atendimento clínico possível para os pacientes que contraíram a Covid-19, e que ainda tem cobrado do Governo do Estado, maior agilidade na transferência de pacientes graves via Central de Regulação de Vagas.









