Morre o presidente do Elosport Irineu Gonzalez

Morreu na tarde da última terça-feira, dia 16 de março, o presidente do Elosport de Capão Bonito, Irineu Rodrigues Gonzáles.

O presidente do Elo estava internado em UTI de hospital da capital após ficar alguns dias na Santa Casa local depois de testar positivo para Covid-19.

Irineu Gonzáles tinha 60 anos era nascido em Capão Bonito e após ter sucesso econômico como empreiteiro de obras públicas com a empresa Elotec retornou para sua terra natal para atuar principalmente no futebol. Em maio de 1993 fundou o Elosport e conseguiu a concessão do estádio municipal Dr. José Sidney da Cunha onde o time passou a mandar seus jogos inicialmente em campeonatos das ligas amadora de Tatuí e de Sorocaba. Ainda na fase amadora Irineu trouxe para disputar partidas pelo Elosport vários jogadores que passaram por times profissionais como Pires, Solitinho, Airton e Jaiminho e muitos outros jogadores que passaram grandes clubes do país.

Em 1997 com ajuda de alguns poucos amigos pagou vultosa taxa de inscrição do time como time profissional da FPF e a partir deste ano o Elosport já estava inscrito como um dos poucos times profissionais da região tendo como acompanhante somente a Associação de Itararé.

Durantes anos seguidos o time teve participações em campeonatos da FPF, principalmente nas séries B1 e B2 que equivale a quarta divisão profissional, estas participações sempre foram bancadas com recursos próprios de Irineu Gonzáles que tinha o time como grande legado.

Uma das maiores realizações de Gonzales à frente do Elosport foi a construção de toda a estrutura do estádio municipal que quando foi cedido ao clube pela prefeitura tinha somente o campo e uma arquibancada descoberta para cerca de 500 pessoas. Graças ao empenho pessoal de Irineu Gonzáles a cidade hoje conta com um estádio com capacidade para quase 7.000 pessoas, com estrutura de alojamento, vestiários para duas equipes e para arbitragem, refeitório e alojamento.

“Se nossa cidade hoje tem um estádio de futebol cadastrado na Federação Paulista e se tivemos um time profissional disputando campeonatos seguidos devemos tudo isso ao sonho do Irineu de criar e manter o Elosport. Eu vou sugerir ao presidente da Câmara que mude o nome do estádio de Dr. José Sidney da Cunha para Irineu Rodrigues Gonzáles, acho que seria uma grande justiça por tudo que ele fez pelo futebol local e pelo nosso estádio”, disse o ex-prefeito Marco Citadini.

Veja também