Josiel Baitaca critica Acamar por possíveis ameaças a catadores independentes

De acordo com o vereador do PL, o gestor da cooperativa, Cristiano Ferreira, também havia dito que “nadaria de braçada por causa do vice-prefeito Tamura”

Em sessão extraordinária realizada nesta última segunda-feira, dia 17, na Câmara Municipal, o vereador Josiel Baitaca (PL) solicitou o adiamento da votação de um projeto de Lei enviado pela Prefeitura para subsidiar a Acamar (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis), incluindo doação de equipamentos e repasses financeiros.

Baitaca disse que um dos itens citados pela Municipalidade no projeto de Lei prevê a doação de caminhão que já utilizado pela Acamar. “Precisamos analisar certinho o que vamos votar e entender melhor, por isso, peço para adiar para semana que vem esse projeto”, disse.

O vereador também criticou a doação mensal de 300 litros de óleo diesel e 75 litros de gasolina para a Acamar. “Precisamos saber o que o realmente Prefeitura contratou da Acamar”, questionou.

Durante sua explanação no espaço da explicação pessoal, Baitaca também fez uma séria acusação contra os catadores da Acamar, que segundo ele, estariam “ameaçando os catadores independentes da Vila Aparecida”. “Eu tenho vizinho que cata reciclagem e o caminhão da Acamar fecha e ameaça ele toda vez. Tenho vídeo se quiser”, falou.

Mesmo sendo líder do governo Julio Fernando, o vereador também criticou o possível repasse de R$ 7 mil/mês da Prefeitura para a Acamar. “Por que o prefeito não usa esse dinheiro para dar cesta básica para todos os catadores de reciclagem de Capão Bonito, de não apenas para a Acamar. Trabalham todo dia e sofrem para conseguir comprar comida”, colocou.

Outra acusação considerada grave e apresentada pelo vereador Josiel Baitaca seria sobre um possível “favorecimento” à Acamar devido à amizade do gestor da cooperativa com o vice-prefeito Roberto Tamura. “O Cristiano (Gestor da Acamar) disse que agora nadaria de braçada por causa do vice-prefeito Tamura. Aqui não é criança não, aqui é homem”, disse o vereador.

O gestor da Acamar, Cristiano Ferreira, usou seu perfil no Facebook para rebater as acusações do vereador Josiel Baitaca e reafirmou que a cooperativa recebe R$ 7 mil por mês da Prefeitura para atender toda a cidade. “Recebemos sim, mas é para atender toda a cidade e isso é menos do que dois salários de vereador, ou seja, 35 pais de família que recebem menos que dois vereadores”, alfinetou.

Ferreira disse também que a atuação do vereador Baitaca com relação à Acamar é “perseguição”. “Não é a primeira vez essa perseguição de certa forma e levanta até calúnia contra a gente. Também não aceitamos ingerência na Acamar”, falou.

No final de sua fala, Cristiano Ferreira disse ainda que “a política tem dessas coisas. Acho que as pessoas querem aparecer no brilho dos outros e graças a Deus a Acamar está brilhando”, acrescentou.

Veja também