Município registrou 354 novos casos e mais 10 mortes pela Covid-19 na semana
Capão Bonito vive situação de pico da Pandemia da Covid-19 com casos em alta e mais dez óbitos registrados até este domingo, dia 6, através do Boletim Informativo Oficial do Município. Em meio ao avanço da contaminação, com 354 novos casos positivos entre segunda e hoje, dia 6, a cidade ainda sofre com a postura da Prefeitura no enfrentamento à doença.
As reuniões do Comitê de Combate ao Coronavírus, formado por representantes de diversas instituições do município, incluindo profissionais da Saúde, foram praticamente suspensas nas últimas semanas e em pleno período onde ocorreu aumento no número de contaminações pela Covid-19.
Após cobrança dos vereadores, o Executivo Municipal retornou com os encontros do colegiado na última segunda-feira, dia 31, mas sem a presença do prefeito Julio Fernando, que estava em viagem a São Paulo, mas que mesmo assim, teve uma pequena participação on-line, registrada em suas próprias redes sociais.
A Prefeitura também optou por fechar a Unidade Sentinela no último final de semana, sobrecarregando ainda mais o Pronto Socorro da Santa Casa de Capão Bonito, que está há dias com as alas de UTI e Enfermaria da Covid-19 lotadas e ainda com alguns leitos improvisados. Em vídeo publicado nas redes oficiais da Municipalidade, o vice-prefeito e secretário da Saúde, Roberto Tamura, confirmou o funcionamento da Unidade Sentinela nesse feriado prologando, que começa nesta última quinta-feira, dia 03.
As Secretarias de Educação e Saúde também demonstraram certa contradição em atividades oficiais das pastas. No dia 20 de maio, representantes de ambas as secretarias se reuniram para discutir um possível retorno das aulas presenciais em Capão Bonito, mesmo a cidade registrando 479 casos positivos entre os dias 05 e 20 de maio.
Além desses escorregões que geram insegurança na população num momento de grande apreensão relacionada à Saúde Pública, a Prefeitura também não apresentou até o presente momento um plano contínuo e organizado na transmissão de informações sobre a Covid-19 no município.
UTI e Enfermaria lotadas
Outra preocupação dos profissionais da Saúde, principalmente os que atuam na Santa Casa de Capão Bonito, é com relação super lotação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e de Enfermaria do hospital capão-bonitense.
Até a última quarta-feira, os 10 leitos de UTI estavam ocupados com pacientes contaminados pela Covid-19. A ala de Enfermaria, que conta hoje com 15 leitos, também está lotada, além de cinco leitos improvisados, chegando a 20 pacientes internados na repartição especial.
Óbitos
Capão Bonito também avançou nos últimos dias no número de óbitos. Até este domingo, dia 6, a cidade registrava 128 óbitos. Somente na
Neste ano, entre janeiro a maio, foram registradas 80 mortes pela Covid-19 em Capão Bonito.









