Cidades buscam união e força política para conquistar investimentos juntos aos governos Estadual e Federal
Prefeitos de 11 municípios da região do Alto Vale do Ribeira se reuniram na manhã desta última segunda-feira, dia 14, na cidade de Ribeirão Grande para a possível criação de uma espécie de consórcio.
A iniciativa foi proposta de forma conjunta entre os gestores das cidades de Ribeirão Grande, Guapiara, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Bom Sucesso de itararé, Apiaí, Iporanga, Nova Campina, Itaporanga, Itaóca e Barra do Chapéu, que segundo eles, possuem demandas e problemáticas similares, além de baixa densidade populacional.
Um dos prefeitos participantes do encontro regional, Sérgio Barbosa, de Apiaí, disse que um dos objetivos da união desses municípios é ganhar peso nas articulações políticas juntos às esferas governamentais. “Infelizmente, os municípios pequenos sofrem nas articulações com os governos e com isso, deixamos de receber investimentos importantes. Com a união desses 11 municípios, vamos buscar um lugar ao sol”, disse.
O prefeito Matheus Freitas de Guapiara, também integrante do projeto, ressaltou a importância da união entre os municípios do Alto Vale do Ribeira. “A reunião foi muito boa e a ideia é unir os 11 municípios com características e demandas parecidas e assim, ganhar força para buscar recursos e investimentos nos governo Estadual e Federal”, comentou.
Já o prefeito da cidade anfitriã, Marcelo Nunes, disse que, nesse primeiro momento, é apenas uma união entres as 11 cidades. “Não podemos chamar ainda de consórcio. Foi uma reunião para a união desses municípios na busca daquilo que é importante, principalmente, com relação aos municípios menores”, explicou.