População critica aumento de impostos e lembra reajuste para políticos e excesso de cargos de confiança

A prefeitura de Capão Bonito tentou justificar o aumento de 10% em todos os impostos municipais em nota oficial divulgada nas mídias sociais da prefeitura.

O aumento foi noticiado na edição da semana passada do Jornal O Expresso e gerou muita reclamação por parte da população, que entende que neste momento em que a cidade está saindo de uma pandemia que causou grandes problemas econômicos para todos, não seria recomendável impor aos moradores e empresários locais mais um sacrifício com o aumento de mais impostos.

A nota começa afirmando que seria restabelecida a verdade, mas a assessoria de imprensa da prefeitura não apontou uma linha sequer em que a matéria do jornal tivesse mentido ou mesmo equivocada, simplesmente num texto considerado extremamente longo, tentou justificar o aumento afirmando que ele foi feito com base no IPCA e que foi devidamente estudado pelas Secretarias de Negócios Jurídicos e de Administração e Finanças.

Na nota, a assessoria da prefeitura ainda afirma que a tabela estava defasada devido ao não reajuste em anos anteriores, principalmente no período da pandemia. Outro ponto colocado pelos assessores do prefeito foi de que com o aumento a prefeitura de Capão Bonito vai diminuir o seu atual estado de dependência dos repasses de receitas dos governos federal e estadual, transferências essas que seriam responsáveis pela grande maioria dos valores que são arrecadados pelo município.

Especialistas ouvidos pelo O Expresso dizem que a prefeitura foi muito pouco efetiva na concessão de benefícios durante a pandemia e com o reajuste vai penalizar ainda mais a todos os segmentos da cidade. Estes especialistas lembraram que cidades vizinhas com situação econômica muito inferior implantaram projetos de auxílio e apoio as empresas locais. Na nota da assessoria de imprensa também não houve uma linha que falasse do atual saldo das contas da prefeitura, que no mês de fevereiro passado fechou com 67 milhões em caixa.

 

Moradores criticam aumento de impostos

Nos comentários do Facebook da própria prefeitura, inúmeros moradores criticaram o aumento de impostos da ordem de 10% determinado por decreto assinado pelo prefeito Júlio Fernando Galvão Dias. Para os moradores, o aumento dos impostos penaliza todos, inclusive pequenos e microempresários locais que sofreram muito com as restrições de funcionamento ocorridas durante a pandemia. Outro fato que foi muito criticado é que no primeiro dia útil deste ano a Câmara de Vereadores aprovou aumento de salários para prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores do município e o chefe do Executivo que teria o poder de vetar o aumento, não o fez. Além do aumento salarial para a classe política, a população ainda questionou muito o excessivo número de cargos de confiança nomeados pela atual gestão, que já estaria chegando à casa de 90 indicados e muitos sendo amigos pessoais do prefeito e exercendo funções que estariam em desvio de finalidade, sem falar de vários casos que seriam nepotismo. O morador João Vitor disse, “para vocês vereadores e prefeito que se deram aumento de salário fica mais fácil pagar o IPTU”.

Muitos dos comentários também faziam alusão aos inúmeros cargos de confiança que foram contratados pela atual gestão. O morador Marcos Silva comentou “É pra compensar os pagamentos dos cargos de confiança né”.

Depois da nota considerada um desastre até mesmo para alguns aliados do prefeito Júlio Fernando, a atual gestão não mais se manifestou sobre o tema do aumento dos impostos.

Veja também