Estudantes da escola do Turvo dos Almeidas ficam com o 1º lugar em Feira de Ciências do Estado

Os estudantes da Escola Estadual do Distrito do Turvo dos Almeidas de Capão Bonito conquistaram a primeira colocação na 8ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo.

Competindo na categoria “Desafios Matemáticos Master”, os alunos da escola do Turvo dos Almeidas, que têm moradores dos bairros vizinhos, Turvo dos Pedrosos, Querência do Turvo, Tomés e outras localidades, se destacaram com o seu projeto de “Automatização de Ecobarreiras e Os Desafios Matemáticos”. A equipe que representou a escola era composta pelos alunos Amanda Guet, Darko Urioste, Francine Fortunata, Stedily Larissa e Stefany Almeida e tinha como orientadora a professora Elisant Horbach.

Para fazerem e apresentarem o projeto os alunos estudaram e pesquisaram sobre as ecobarreiras que são instaladas nos rios para contenção de lixo flutuante e como encontrar solução para facilitar a retirada deste lixo sem que se tenha contato humano. Os alunos criaram uma maquete de uma esteira que pode ficar com uma parte submersa exatamente onde ocorre o acúmulo de lixo e com isso realizar a extração através da margem do rio seguindo para um recipiente e posteriormente para centros de triagem.

Esta foi a primeira conquista da Escola do Turvo dos Almeidas e a primeira também da Diretoria de Ensino de Itapeva na feira que este ano contou mais de 5.000 projetos apresentados. Os alunos, professores e equipe que atuaram no projeto agradecem o dirigente de Ensino de Itapeva, Dorival Pinheiro Garcia, e a diretora da escola Fernanda de Jesus Pontes de Campos, que deram todo apoio para que os alunos pudessem participar da 8ª Feira FECEESP.

Veja também