A tradicional live de quarta-feira feita pelo Jornal O Expresso ouviu nesta semana o médico Alberto Peribanez Gonzales, de 61 anos, que falou sobre sua experiência como profissional da medicina há mais de 30 anos.
O médico tem defendido muito um novo conceito para tratamento dos pacientes, a medicina integrativa, que estimula boas práticas de vida como exercícios físicos diários, cuidados com o sono e, principalmente, alimentação adequada.
Para Alberto Gonzales, muitas das doenças que afetam as pessoas poderiam ser evitadas se houvesse uma prática de uso de alimentos saudáveis e de cuidados como caminhadas diárias de pelo menos 20 minutos.
“Na medicina integrativa defendemos que o paciente observe inclusive a manipulação dos alimentos para que seu organismo absorva tudo de disponível. Também recomendamos que evite alimentos processados e busque muitas verduras, legumes, frutas e peixes”, disse o médico que tem um centro de atendimento em Ribeirão Grande onde já recebe alguns pacientes, mas que pretende ampliar.
Além da medicina integrativa, o médico ainda falou sobre sua atuação na rede pública de saúde como a difícil missão de atender no Pronto Socorro da Santa Casa local, mas de um novo desafio que tem lhe dado muita satisfação que foi a retomada da realização dos exames de endoscopia que fazia há cerca de 12 anos quando ainda atuava no Rio de Janeiro.
“Sou cirurgião e atuava na realização de endoscopia no Rio de Janeiro, estou tendo a oportunidade para voltar a fazer este importante exame na Santa Casa local que tem agora um ótimo aparelho que foi adquirido em 2020. Já fiz mais de 700 exames e vamos caminhar para colonoscopia em breve”, disse Gonzales sobre a nova função.
A entrevista completa com o médico Alberto Gonzales pode ser vista pelo Facebook, pelo Instagram de O Expresso e também pelo Youtube.
Médico falou dos benefícios da medicina integrativa