Bairros de Capão Bonito receberão Unidades Sanitárias Individuais

O Programa Água é Vida tem como objetivo levar tratamento de água e esgoto para comunidades isoladas com população de baixa renda.
As cidades de Capão Bonito, Apiaí, Ribeirão Grande, Ribeirão Branco, São Miguel Arcanjo e outras cidades da região aderiram ao programa em 2012.
Os números referentes ao saneamento na zona rural de Capão Bonito melhoraram expressivamente nos últimos anos com a adesão ao programa.
De acordo com o prefeito Júlio Fernando, a implantação das unidades é fundamental para ampliar o saneamento e proporcionar mais saúde nas comunidades rurais.
Conforme a Secretaria Municipal de Planejamento, o investimento em quatro bairros rurais na primeira fase do Programa Á-gua é Vida foi de R$ 975.800,00.
No bairro dos Tomés, por exemplo, foram implantadas 38 unidades, nos Lemes – 35 e no Ana Benta – 119. Com maior densidade populacional, o Ana Benta foi um dos bairros mais beneficiados.
Agora na segunda fase do programa, a estimativa é de R$ 430.500,00 em investimentos, que beneficiarão mais três bairros rurais de Capão Bonito: Pinhalzinho – 10 unidades, Ferreira das Almas – 10 unidades e Paranapitanga – 19 unidades, receberão a implantação de mais 39 Unidades Sanitárias Individuais (USIs).
“É o esgoto que passa a ser tratado, reduzindo assim o risco de doenças e contaminação do solo. A comunidade e o meio ambiente também ganham com a iniciativa”, destacam moradores do bairro.
“Levar saneamento básico a localidades isoladas das cidades sempre foi uma questão complexa.
Em comunidades rurais, onde há pouca concentração de residências e, na maioria dos casos, os domicílios são mais dispersos, não há escala para construir estações coletivas de coleta e tratamento de esgoto como nos grandes centros.
O Programa Água é Vida torna isso possível com a instalação das USIs. As comunidades rurais vão ter água de qualidade através de poços artesianos, sistema simplificado, e através de fossas sépticas tecnicamente construídas, ou seja, ampliaremos ainda mais o saneamento do campo e consequentemente vamos melhorar a qualidade de vida das pessoas”,afirmou o prefeito Julio Fernando, que lembrou também que o investimento foi viabilizado na gestão do deputado Edson Giriboni como secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos.

Veja também