Na quinta-feira, 18 de agosto, uma atividade de campo na Fazenda Floresta, localizada em Buri, marcou o início da Associação Buriti, uma parceria da Fazenda e do Campus Lagoa do Si-no da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O Dia de Campo, que recebeu alunos do Ensino Médio da cidade de Buri, teve início às 8h30, com apresentação da Associação Buriti.
Logo em seguida foram ministradas palestras com os temas “Ciclo da cultura do pinus – desde o plantio até sua colheita” e “Biologia, Recursos Hídricos e Mata Atlântica”. E ainda na parte da manhã os estudantes visitaram a floresta de pinus e a Mata Atlântica, sendo que nos locais foram feitas discussões dos temas abordados nas palestras. Após o almoço foi realizada a apresentação dos cursos da UFSCar e de outras instituições da região.
Associação Buriti
A Associação nasceu do interesse em reativar um pequeno campus de Ensino Fundamental na Fazenda Floresta, desativado em decorrência do êxodo rural.
Os proprietários da fazenda uniram forças com o Campus Lagoa do Sino da UFSCar para facilitar a criação de um centro de pesquisa aplicada e disseminação de conhecimento e informações a pequenos agricultores e sociedade. A infraestrutura dis-ponibilizada pela fazenda, em conjunto com a ampla área de Mata Atlântica preservada, propicia um ambiente ideal para atividades de pesquisa, extensão e ensino em campo.
A criação da Associação se apoia em quatro objetivos principais: mensurar e entender o impacto de mudanças climáticas no meio ambiente local para, em seguida, procurar os mecanismos e as estratégias de adaptação; avaliar o grau de disseminação de agentes agrotóxicos no ambiente local, investigando concomitantemente sistemas de produção agrícola mais sustentáveis e de menor impacto ambiental; fornecer aos pequenos agricultores consultoria independente sobre intensidade, frequência e alternativas para o uso de agro-defensivos; e preencher uma lacuna informativa para estudantes de Ensino Médio, providenciando dias de campo (ensino em ambientes não formais) nos quais tais estudantes possam se informar sobre o amplo leque de carreiras ligadas às áreas ambientais, como Biologia, Agricultura e Silvicultura. “A ideia é divulgar e iniciar as atividades para informar ao público e iniciativa privada que somos parceiros visando apoiar o desenvolvimento da região mais rica do Estado de São Paulo em capacidade de produção de alimentos e de água”, afirma o docente Gustavo Fonseca de Almeida, assessor para Articulação Institucional do Campus Lagoa do Sino.
Pela UFSCar também participam os professores Gilmar Per-biche Neves, Fernando Periotto e Juliano Marcon Baltazar, e os técnico-administrativos André Pereira da Silva e Leonardo Paes Niero, além de outros servidores do campus.