Segundo levantamento mais recente, em novembro de 2023, Itapetininga registrou cerca de 257 famílias em situação de rua. Na relação, são 163 grupos a cada 100 mil habitantes, cuja a população é de 157.790 pessoas, colocando a cidade na frente de Sorocaba. A pesquisa foi realizada através da Secretaria de Avaliação de Gestão de Informação e Cadastro Único (CadÚnico), que informou ao portal de notícias G1, a análise com os números de beneficiados do cadastro.
Esse crescimento, reflete o aumento de dez vezes mais moradores em situações de rua, registrado no Brasil, em agosto de 2023. Em comparação a mesma pesquisa divulgada em 2013, que contabilizava 21 mil, segundo os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Juntamente com as pessoas, também subiram os números de desempregados e de habitantes que vivem em insegurança alimentar.
Os principais motivos associados ao aumento de moradores de rua estão problemas econômicos associados à insegurança alimentar, desemprego, conflitos familiares, problemas relacionados à saúde mental, desemprego, uso de drogas ou alcoolismo e perda de moradia.
A pesquisa é resultado do estudo “A população em situação de rua nos números do Cadastro Único”, realizada pelo especialista em políticas públicas Marco Natalino.