Na semana passada foi comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente. Este jornal aproveitou a data para fazer um levantamento sobre como estão temas ligados a essa questão importante para a vida das cidades e das pessoas que nela habitam.
Apesar dos avanços em áreas como coleta e tratamento de esgoto, as cidades da região precisam crescer em seus índices, pois ainda estão bem abaixo das metas estipuladas pelos órgãos regulamentadores ambientais.
Essa atenção deficitária que em alguns municípios da região não chegam a ter 50% das residências com coleta e tratamento de esgoto, pode ser colocada na conta de alguns políticos, que acham que obras de saneamento não aparecem muito, não dão os sonhados votos esperados para alguns administradores municipais.
Mas o meio ambiente que tem sido maltratado em todo o planeta tem dado seu recado, com o aumento de eventos climáticos extremos como secas, enchentes, nevascas, furacões e inundações como as que atingiram recentemente o estado do Rio Grande do Sul. Cientistas dizem que estes eventos extremos estão ligados à falta de cuidado com o meio ambiente em todo o planeta.
Portanto, a cada comunidade por menor que seja, cabe fazer a sua parte, deve-se cuidar de seu meio ambiente com ações que se não dão os votos que muitos políticos amam, certamente darão oportunidade para que possamos deixar um planeta em boas condições de vida para as futuras gerações, pois obras que não dão os esperados resultados eleitorais, na maioria das vezes salvam vidas ao proporcionarem uma qualidade de vida justa para todos.
Enquanto os políticos não se preocupam com temas importantes como saneamento básico, o meio ambiente vai dando seu recado com eventos extremos cada vez mais comuns e que estão acontecendo até mesmo perto de nós.