Qual é a grande ambição do cidadão brasileiro nos dias atuais na escolha dos novos gestores públicos. Além da melhoria nos serviços municipais, da boa aplicação dos recursos públicos que advém dos impostos, o sonho de consumo do cidadão brasileiro que esteja em qualquer ponto do Brasil, do Oiapoque ao Chuí, é que seja diminuída a carga tributária do país em todos os seus níveis e que isto comece pela sua cidade.
Para que os impostos possam ser diminuídos, não há muitos segredos, é necessário derrubar a carga tributária e ter uma máquina pública diminuta.
Muitos municípios penalizados com a situação de seus cidadãos estão há um bom tempo fazendo um gestão austera para que possam aos poucos diminuírem os valores a serem pagos pelos seus cidadãos.
Algumas cidades até mesmo conseguiram atrair novas empresas com a medida, pois se tornaram mais competitivas com corte de impostos.
Na contramão do momento, o município de Capão Bonito tem apresentado práticas administrativas que em nada indicam que haverá um corte de impostos municipais. Um dos fatores que mostram que a carga tributária local vai se manter a mesma, ou até mesmo vai crescer, é o aumento no número de servidores públicos da prefeitura local, que pulou de 1.480 em 2020 para 2.100 em 2024.
Um crescimento muito grande se for levado em conta que a cidade não cresceu nas últimas décadas e que está com uma população estagnada em 46 mil habitantes há muitos anos.
O que justifica o crescimento vertiginoso no número de servidores do município? A justificativa é uma visão equivocada na forma de se administrar a cidade, onde ainda se pensa que gerar empregos é criar vagas no serviço público.
Recente apontamento do Tribunal de Contas do Estado mostra que Capão Bonito está entre os 96 municípios com piores índices de gasto com folha de pagamento em todo o Estado de São Paulo, passando dos 50% do que é arrecadado sendo consumido para cobrir a folha de pagamento de pessoal, quando este número era bem inferior até 2020.
Se continuar com essa mentalidade estatizante, os moradores de Capão Bonito nunca ouvirão que a prefeitura está pensando em diminuir os impostos municipais, pois ao invés de diminuir o tamanho da máquina pública municipal, a atual gestão está fazendo exatamente o contrário, está indo contra a maré das boas práticas de gestão pública e deixando para a cidade um cenário preocupante e que com certeza a conta será paga por toda a população.