A saúde em Apiaí se tornou referência não só na região, como também no Estado de São Paulo. O município atingiu nota máxima no programa Previne Brasil. A nota 10 foi apresentada pelo prefeito de Apiaí, Sérgio Barbosa, por um vídeo em suas redes sociais na segunda-feira, dia 29, onde ele parabeniza todos os profissionais que trabalharam em prol da saúde da população.
“Parabéns a todos os envolvidos. É um orgulho poder fazer parte da gestão de um município que se preocupa com a saúde da população. A saúde é nossa prioridade”, disse o prefeito Sérgio Barbosa.
Outras cidades da região com destaque na lista foram Guapiara, com nota 9.18, e Itapetininga 9.04. O município de Buri alcançou a nota 8.43, Capão Bonito, por sua vez, teve a nota 8.
O Previne Brasil é um modelo de financiamento à Atenção Primária à Saúde (APS). Este programa altera a forma de distribuição de recursos federais com o objetivo de ampliar os atendimentos da Atenção Primária, responsável por ser a porta de entrada para o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O novo padrão tem como base três critérios: o número de pessoas acompanhadas nos serviços de saúde, em especial as pessoas que participam de programas sociais, crianças e idosos; a melhoria das condições de saúde da população com prioridade no tratamento de doenças crônicas como diabetes e redução de mortes de crianças e mães; e a adesão a programas estratégicos, como o Conecte SUS (informatização) e Saúde na Hora, que amplia o horário de atendimento à população.