Os vereadores da bancada da oposição em Guapiara, composta pelos edis Edson Bagre, Márcio Oliveira, Mauro Rodrigues, Juninho Sabino e Toninho Mineiro, protocolaram, na tarde do último dia 13, um requerimento com assinatura de todos os cinco edis pedindo para a presidente do Legislativo, vereadora Neli Barros, que seja instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a prática de Improbidade Administrativa e de falsidade ideológica apontadas em inquéritos civis e numa ação civil pública movida pelo Ministério Público da Comarca de Capão Bonito que aponta fortes indícios de irregularidades na aquisição de kits do projeto Palavra Cantada da empresa Carthago e que foram contratados pela prefeitura no ano de 2021.
Para os cinco vereadores da oposição, as denúncias apresentadas nos procedimentos do Ministério Público são gravíssimas e precisam ser apuradas pelo Poder Legislativo. “Nossa função primordial como vereadores é fiscalizar os atos do Executivo e está mais do que claro que aconteceram coisas graves nos casos apontados pelo nosso grupo. Espero que a presidente siga a lei e coloque para análise nosso pedido”, disse o vereador Márcio Oliveira, do PT.
Segundo a presidente da Câmara, Neli Barros, na sessão da última terça-feira, dia 17, o requerimento não foi colocado em discussão, pois foi protocolado sexta-feira no final do expediente. O pedido foi enviado para o jurídico e assim que ele der o parecer vai ser apresentado aos vereadores
O grupo de cinco vereadores disse à reportagem que caso a presidente não coloque em pauta o pedido, irão recorrer à Justiça.