A escola municipal do bairro dos Tomés, em Capão Bonito, será mantida após os pais de alunos se movimentarem e conseguirem 12 matrículas para a unidade.
O acordo com pais de alunos e prefeitura para a manutenção da escola teve início numa reunião realizada na sexta-feira, dia 22, em que estavam presentes, além dos moradores do bairro, o prefeito Júlio Fernando, a secretária de Educação Ana Luiza Souto Dias, o supervisor de ensino municipal Alexandre de Almeida e os vereadores Neto Tallarico e Daan Cabeleireiro.
Nessa reunião, a Secretaria Municipal de Educação propôs que fosse feita uma rematrícula na manhã da segunda-feira, dia 25. A exigência feita pelos representantes do município para que a escola fosse mantida em funcionamento era de que seriam necessários pelo menos 10 alunos matriculados para o ano letivo de 2025 com a escola tendo uma classe multisseriada.
Os pais se mobilizaram e a Secretaria Municipal de Educação abriu a oportunidade para uma matrícula no bairro e na manhã do dia 25 foram atingidas 12 matrículas feitas por pais de alunos dos Tomés, o que superou o número mínimo exigido pela prefeitura e que garante o funcionamento da unidade que existe no bairro desde a década de 60 do século passado.
Prefeito anuncia que não vai
construir nova escola
Contrariando declarações anteriores, inclusive, com postagens nas suas redes sociais, o prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando, do PL, declarou que a prefeitura não vai mais construir uma nova escola no bairro como ele havia afirmado durante esse mandato.
Segundo pessoas presentes na reunião, o prefeito disse que não gastaria 4 milhões para construir uma escola nova onde há falta de alunos e que não há demanda para uma nova escola no bairro. Logo após a declaração, o prefeito foi questionado pelo vereador Daan Cabeleireiro que disse que o prefeito teria feito promessa na eleição e que não estava cumprindo o prometido para os moradores.
Em 04 de agosto de 2022, o prefeito Júlio Fernando determinou a publicação do decreto municipal nº 129/22 em que declara de utilidade pública uma área no bairro dos Tomés para construção de uma nova escola para o bairro. Em 11 fevereiro de 2024, o prefeito recebeu no seu gabinete uma das lideranças do bairro, o empresário do ramo das construções, Ismael Nascimento, e que é ligado politicamente a Júlio Fernando há anos, e apresentou na oportunidade o projeto da nova escola e pediu que fosse informado o bairro dos planos da gestão. Passados 9 meses do anúncio e cerca de 50 dias da eleição, o prefeito de capão-bonitense que se reelegeu e conseguiu ser o mais votado na urna do bairro, agora declara que não investirá no bairro por falta de demanda de alunos.
“Será que somente agora que descobriu que não tinha alunos suficientes para construir a nova escola? Literalmente foi uma promessa feita com objetivo eleitoral e que não foi cumprida pelo prefeito”, disse o vereador Daan Cabeleireiro, do MDB, que desde o começo foi solidário aos moradores do bairro.