REPORTAGEM D’O EXPRESSO
Os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos nas eleições de 2016 tomaram posse no último domingo, dia 1º, em toda a região do Sudoeste Paulista, inclusive nos municípios de Capão Bonito, Guapiara e Ribeirão Grande.
A primeira cerimônia ocorreu em Guapiara, às 9 horas, quando os 11 membros do Legislativo, a prefeita reeleita Pixa Pássaro (PTB), e o vice João Carlos Menk (PMDB), foram empossados em evento realizado na quadra municipal da escola Dr. Noel de Freitas Gomes.
A sessão de posse foi conduzida pelo vereador Alexandre do Hospital (PP), o campeão de votos na disputa eleitoral de outubro. Prestigiaram também o evento de posse o conselheiro decano do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Antônio Roque Citadini, o prefeito de Capão Bonito Marco Citadini e seu vice-prefeito Célio de Melo e os ex-prefeitos de Guapiara, Daniel Pássaro e Virgílio Pássaro.
A prefeita empossada usou também o evento para relembrar e exaltar o trabalho do ex-prefeito e de quem herdou o mandato em dezembro de 2015 o saudoso Jorge Sabino. Pixa ainda destacou que, apesar da crise econômica que assola o país, o município de Guapiara conseguiu manter as contas de prefeitura em dia, incluindo o pagamento e o 13º salário do funcionalismo municipal. “Mesmo o país enfrentando uma grave crise econômica, conseguimos manter todos os compromissos da prefeitura em dia e Guapiara entra num novo mandato com saldo positivo nas suas contas”, falou.
A chefe do Executivo guapiarense ressaltou ainda o seu compromisso de ampliar os investimentos em Saúde Pública. “Nossa ideia é ampliar o espaço físico do Hospital Municipal e melhorar a qualidade de atendimento em toda rede de Saúde Municipal”, colocou.
Um dos discursos mais emocionados foi do filho da prefeita reeleita Zézinho Pássaro que elencou várias qualidades de sua mãe e lembrou que ela teve origem humilde e sempre se dedicou a atender o povo. Por fim, lembrou que a mãe saiu vitoriosa de todas as eleições que disputou. Com a posse, a prefeita Pixa Pássaro, do PTB, passa a ser a primeira mulher a ser eleita e empossada no comando da cidade já que quando assumiu o cargo no final de 2015 o fez por ser vice do então prefeito Jorge Sabino que faleceu no final do terceiro ano de seu mandato.