O Derac (ou Esporte Clube Itapetininga, nome oficial do clube a partir de agora no futebol paulista), tem todo seu projeto praticamente pronto para 2017. A equipe deverá disputar o Campeonato Paulista da Segunda Divisão. O Canarinho aguarda somente a liberação do seu estádio – Engenheiro Péricles Dávila Mendes. O estádio, com capacidade para 5 mil expectadores sempre foi o “ninho do canarinho” desde sua fundação em 1950, mas pertence ao Governo do Estado de São Paulo. Para a passagem da praça esportiva para o clube, que a gerenciará em parceria com a Prefeitura de Itapetininga, o presidente Adilson Ramos vem mantendo contato com o secretário Alberto José Macedo Filho, titular da Secretaria Estadual de Logística e Transportes do Estado de São Paulo.
“As conversas foram bem encaminhadas e estamos otimistas e aguardando apenas a liberação do estádio que utilizaremos nos jogos e para treinamentos”, disse o presidente do Canarinho.
De acordo com o presidente do Canarinho de Itapetininga, com o estádio liberado, segundo ofício assinado pelo ex-prefeito Hiram Júnior, ainda no ano passado, foi solicitado a cessão da área, e que não foi naquele momento estipulado prazos.
Com isso, o clube passa a ter direito de usar o estádio por tempo indeterminado em parceria com a Prefeitura de Itapetininga. O presidente também reiterou que deverá manter contatos com a prefeita Simone Marquetto (PMDB), a fim de estreitar ainda mais as relações do clube com a municipalidade.
Tudo certo com a FPF
Segundo ainda Adilson Ramos, fora essa questão da liberação e passagem do estádio para o clube junto ao Estado de São Paulo, o Derac já cumpriu todas suas obrigações em relação à Federação Paulista de Futebol, na parte burocrática e financeira e está apto a disputar a temporada 2017.
“Já efetivamos o pagamento da dívida com a Federação que era de R$ 44.800,00, entregamos toda a documentação. Como a Federação voltou somente nesta semana, aguardamos para os próximos dias a divulgação no site dela de nossa inclusão e refiliação”, explicou.
O dirigente lembra que a dívida é relativa ao período de 2004 a 2016 e o último ano que o clube jogou uma competição foi 2003, ainda como Esporte Clube Itapetininga.
Treinador e elenco
O dirigente explicou que existe um grupo de parceiros para este primeiro momento, cuidando da montagem do time, contratação da comissão técnica e que vai gerenciar a apresentação. Porém, nomes, data de apresentação e demais informações só serão divulgadas após a definição da liberação do estádio pelo Estado.