Ribeirão Grande avança na qualidade de atendimento na Saúde

A nova gestão municipal de Ribeirão Grande, comandada pela prefeita Eliana Santos Silva e pela vice-prefeita Rosenilda Preta, conquistou no primeiro trimestre deste ano avanços importantes na qualidade de atendimento no setor de Atenção Básica de Saúde, é o que aponta a Diretoria Regional de Saúde de Sorocaba e que coordena 48 municípios da região.
Conforme o Sistema de Avaliação de Serviços de Atenção Básica, Ribeirão Grande foi um dos primeiros municípios a entregar 100% das respostas do questionário do sistema de qualidade desenvolvido pela Unesp e atingiu um desempenho de 82,61%, a melhor nota regional. De acordo com a diretora de Saúde, a enfermeira Andreia Milani, o resultado se deve ao empenho e dedicação da equipe de profissionais que atuam no setor.
“São profissionais dedicadas e que realizam um excelente serviço de atendimento, dando atenção e auxiliando os pacientes em todos os procedimentos de Saúde”, relatou.
Atualmente, o sistema de Saúde de Ribeirão Grande é 100% atendido pelo programa federal ESF (Estratégia Saúde da Família), o antigo PSF, com três equipes completas, com possibilidade de ampliação para uma quarta equipe. Além disso, o setor conta com um grupo de 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes, auxiliares e outros. “É uma equipe comprometida com a população”, destacou a prefeita Eliana Santos.
No primeiro trimestre de 2017, Ribeirão Grande promoveu 4.650 consultas médicas através das equipes do ESF, e mais 1.800 consultas no Pronto Atendimento da Unidade Básica de Saúde.
O município também realizou quase 9.000 coletas de exame laboratoriais e mais de 7 mil assistências farmacêuticas. Já na Central de Vagas para o serviço de Transporte da Saúde, foram cerca de 3 mil atendimentos.

Veja também