O CAMP (Centro de Atendimento Multifuncional Pedagógico) “Prof. Zósimo Castanho de Almeida”, de Capão Bonito, vem se destacando na região pelo trabalho voltado à Educação Inclusiva. Os alunos da Rede Municipal de Ensino que apresentam dificuldades de aprendizagem recebem atendimento e acompanhamento com profissionais especializados, proporcionando também a inclusão social.
“Através dos trabalhos do CAMP, conseguimos realizar uma verdadeira Educação Inclusiva, pois o aluno que necessitar dos atendimentos continuará frequentando as salas de aulas e realizando as atividades como qualquer outro aluno. Isso é inclusão”, afirmou a coordenadora pedagógica do CAMP, Carmen de Medeiros Bonani.
Todo o acompanhamento realizado é importante para que os estudantes com dificuldades de aprendizagem, por função de deficiência – TEA, Síndromes, Paralisia Cerebral, entre outros -, ou até mesmo dislexia, disortografia, discalculia, hiperatividade, falhas de atenção, distúrbios perceptivos, alterações na motricidade e fatores emocionais, recebam apoio para que possam desenvolver habilidades que favoreçam a aprendizagem e superação de barreiras pessoais.
Além disso, os objetivos do CAMP são de oferecer condições que favoreçam o desenvolvimento dos alunos, por meio do atendimento individualizado ou em pequenos grupos, proporcionando um ambiente acolhedor e de atendimento que possibilite a interação com o aluno para auxiliá-lo em suas dificuldades e realizar a avaliação de cada caso e encaminhamento para o atendimento competente.
De acordo com a diretoria, o CAMP atende alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental dos Ciclos I e II, que são encaminhados pelas próprias Unidades Escolares, ao constatarem algum tipo de dificuldade na aprendizagem.
O CAMP de Capão Bonito tornou-se referência por ser o único centro de atendimento especializado na região a oferecer tratamentos individualizados e com profissionais capacitados que atendem e acompanham as dificuldades dos alunos. “Prova disso é a procura e a visita feita por municípios vizinhos, a fim de conhecer o trabalho realizado”, disse o secretário de Educação José Dimas Cordeiro de Miranda.
Atualmente vinculado à Escola Municipal Jacyra Landim Stori, sob direção da diretora Maria de Fátima Queiroz e em parceria com as Unidades Escolares do município, o CAMP atende 157 alunos, sendo 72 com deficiência e 85 com algum tipo de dificuldade na aprendizagem.
Esses alunos são atendidos por orientadores educacionais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, de acordo com as necessidades apresentadas.