Prefeitura de RG implanta memorando eletrônico

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Grande, através da empresa de tecnologia BT Design e do Departamentos de Governo e Infraestrutura e Administrativo, está diminuindo o uso de papel nos atos administrativos e internos com a implantação de um sistema mais ágil e eficiente, o Memorando Eletrônico. “Além da questão de sustentabilidade com a economia de papel, a troca de informações e os processos entre os departamentos será de forma instantânea e eficiente”, comentou Wilson Grillo, diretor do DGI.
De acordo também com o idealizado do projeto, Bruno Tallarico, com a implantação do memorando eletrônico e online, os departamentos da prefeitura de Ribeirão Grande poderão “informatizar” a troca de memorando, gerando assim, economia de tempo e insumos.
“Toda a troca de informações entre os departamentos da Prefeitura será realizada em ambiente web criptografado, onde o responsável de cada setor terá acesso a criar memorando, adicionar anexos, encaminhar para os demais setores e responsáveis, bem como gerar e visualizar relatórios pendentes, prioridades e verificar os memorandos que estão parados no sistema”, explicou.
Nessa primeira fase de implantação, dois departamentos servirão como modelo para a expansão do memorando eletrônico: os Departamentos de Governo e Infraestrutura e Administrativo.
“Vamos iniciar o uso do Memorando Eletrônico em dois departamentos e calculamos que até o mês de fevereiro, todos os departamentos estejam integrados nesse novo sistema”, disse Wilson Grillo.
Sistema de Agendamento
de Transporte da Saúde
Além do Memorando Eletrônico, a Prefeitura de Ribeirão Grande utiliza desde setembro de 2017 um novo Sistema de Agendamento no Transporte da Saúde, também desenvolvido pela BT Design. Segundo o diretor do DGI, Wilson Grillo, com o sistema de agendamento é possível ter um controle mais eficiente nos próprios agendamentos, dos veículos, pacientes e da quilometragem.
“É também um programa que melhora a gestão, gera economia e serviço de qualidade”, ressaltou.
A gestão do sistema é simples e depende apenas de um cadastro.
Além disso, é possível a-companhar pelo programa todas as consultas e viagens realizadas pelos pacientes de Ribeirão Grande.
“O programa tem um arquivo especial de informações de todos os pacientes cadastrados. Isso facilita o controle e gera um histórico de atendimento de cada paciente”, disse Bruno Tallarico.
Outra vantagem do Sistema de Agendamento é o controle de acompanhantes.
“Outra questão importante é o controle de acompanhantes, limitado a uma vaga e apenas para os casos que realmente apresentem necessidade. O sistema informa em tempo real as vagas disponíveis no veículo, oferecendo assim a possibilidade de incluir outros pacientes na viagem. Evitamos desperdício do dinheiro público e melhoramos a gestão da Saúde”, disse Wilson Grillo.
Em apenas seis meses, o Sistema de Agendamento computou 470 viagens e 940 cadastros de pacientes.

Veja também