Artesãos de Capão Bonito receberão gratuitamente o curso de gestão empresarial, que será desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro Empresas (Sebrae).
A oportunidade será promovida por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Capão Bonito com o Sebrae, e com apoio da Rede de Cidadania Ativa e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIAP).
Na última quarta-feira, dia 21, foi realizada uma reunião entre os representantes das instituições com os artesãos para explicarem como funcionará, quais são os objetivos e a importância do curso para os trabalhadores.
De acordo com o Sebrae, serão desenvolvidos serviços especializados e treinamentos presenciais em gestão empresarial, com o objetivo de capacitar pequenos negócios, a partir de ações estratégicas.
“Serão 29 artesãos contemplados a participarem do curso de 28 horas de capacitação, em que será oferecida toda a infra-estrutura da nossa entidade”, explicou o gerente do escritório regional Sudoeste Paulista do Sebrae, Carlos Alberto Pereira Junior.
Para o analista de negócios sênior do Sebrae, Eduardo Galvão, o curso servirá como incentivo aos artesãos e a iniciativa vem ao encontro do novo momento do Turismo de Capão Bonito.
“O curso vai ser muito importante para os participantes e também para o município no setor turístico. Estamos à disposição para apoiar o empreen-dedorismo local e uma das nossas iniciativas é disponibilizar um ônibus para levar os artesãos na Feira do Empreendedor, que é a maior da América Latina e acontecerá em São Paulo, no mês de abril”, destacou.
O presidente da Rede de Cidadania Ativa de Capão Bonito, Gilson Kurtz, ressaltou que o curso poderá mostrar uma no-va visão aos artesãos locais.
“O artesanato é uma fonte de renda. Estamos criando uma série de ações para valorizar quem trabalha com isso e, um exemplo foi a “Feirarte”, realizada em parceria com a Prefeitura. O oferecimento do curso será essencial, pois proporcionará a parte de gestão, para que o artesanato seja visto como um verdadeiro negócio”, afirmou.
O presidente da ACIAP, também enalteceu a parceria e elogiou o trabalho em busca da geração de emprego e renda em Capão Bonito.
“Temos visto as ações da atual gestão, que está preparando o ambiente para conseguir angariar empregos, e o apoio nesse projeto do curso vai ajudar em muito os artesãos. Os objetivos das instituições estão em comum, por isso tendem a caminhar da melhor maneira possível”, falou.
O prefeito Marco Citadini explicou a relevância de a Prefeitura ter parceiros que acreditem em Capão Bonito para que a cidade prospere, e propôs a criação de ações para fortalecer ainda mais o artesanato e o comércio local.
“O Sebrae, a Rede de Cidadania Ativa e a ACIAP são extremamente importantes para o crescimento do nosso município. Vamos criar mais ações em conjunto para fomentar o nosso comércio. Quero somar esforços para que Capão Bonito seja uma cidade cada vez melhor”, afirmou.
Citadini ainda agradeceu aos artesãos por confiarem nas parcerias realizadas e falou que continuará apoiando o artesanato capão-bonitense.
“Nós acreditamos no artesanato local, estamos avançando e vamos continuar criando ações e eventos para valorizar ainda mais o setor. Um apoio imediato será a disponibilização de duas salas do antigo prédio do Conselho Tutelar para que os artesãos possam ter um local para desenvolverem seus trabalhos”, finalizou.