O presidente do PT do Estado de São Paulo, o ex-ministro do Trabalho e da Previdência, Luiz Marinho, esteve no último sábado, 03/03, em Capão Bonito e se apresentou como um dos pré-candidatos ao Governo do Estado.
Marinho participou de uma entrevista na Rádio Panema e logo após do 10º Encontro da Macrorregião do Partido dos Trabalhadores realizado no plenário na Câmara Municipal. O encontro reuniu representantes de várias cidades e integrantes do diretório municipal do PT, com o presidente Moacir Tomate. O prefeito Marco Citadini e o vice Célio de Melo recepcio-naram o ex-ministro e destacaram a importância do debate político.
Luiz Marinho deve disputar a nomeação como candidato ao governo com o ex-prefeito de Guarulhos, Elói Alfredo Pietá, mas tem amplo favoritismo para as prévias.
A baixa performance nas pesquisas de opinião e a resistência de parte do PT não são os únicos desafios de Marinho para se viabilizar.
Parcela do partido ainda sonha com uma aliança com o vice-governador Márcio França (PSB).
No final do ano passado, o ex-presidente Lula enviou ao PT uma carta em que afirma que Marinho é o mais preparado para a disputa ao Palácio dos Bandeirantes. O texto de Lula frustrou defensores do ex-prefeito Haddad.
“Tenho a certeza de que o Marinho é o mais preparado para esse desafio: ser o nosso pré-candidato a governador de São Paulo”, diz a carta.
Mantida sua candidatura, Marinho terá que consolidar o palanque de um partido que hoje só tem 26 pré-candidatos a deputado federal.
Críticas ao PSDB
Acompanhado do deputado Luiz Turco, em entrevista ao locutor Edmilson, da Rádio Panema, e ao Jornal O Expresso, Luiz Marinho não poupou críticas ao governo tucano de Geraldo Alckmin.
“O Estado de São Paulo pode muito mais. Precisamos criar um Plano Diretor que contemple de fato todas as regiões e que leve em conta as principais demandas. O que acontece atualmente é que o governador Geraldo Alckmin tem um raio de gestão que só chega a 200 quilômetros, ou seja, temos regiões do Estado completamente abandonadas”, alegou Luiz Marinho.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo do Sudoeste e Vale do Ribeira, Reforma da Previdência, estímulos ao ecoturismo e geração de empregos também fizeram parte dos temas debatidos pelo pré-candidato petista.
“Somos contra a Reforma Previdenciária da forma como ela se apresenta, porque não é uma reforma é um desmonte do sistema. É algo feito para dificultar que o mais pobre se aposente. Defendemos ajustes e até uma educação previdenciária não uma reforma irresponsável como está sendo proposta”, alegou o ex-ministro.
O prefeito e presidente do Condersul (Consórcio de Desenvolvimento da Região Sudoeste) – Marco Citadini, sugeriu a Luiz Marinho que inclua no seu plano de governo ações de apoio aos municípios para a recuperação de vicinais e estradas rurais.
“Capão Bonito é o 5º em extensão territorial do Estado com mais de 4.400 quilômetros de vicinais, acessos e estradas rurais. Manter isso é uma verdadeira operação de guerra. Na nossa região, o município com menor proporção tem mais de 800 quilômetros, quando a média do Estado é de 300 km. É preciso criar um programa amplo voltado a essa demanda”, a-firmou o prefeito Marco Citadini.
De acordo ainda com Luiz Marinho, o Diretório Estadual do PT convocou o encontro estadual para o dia 24 de março.
“Nesse encontro, discutiremos a maneira pela qual ampliaremos a campanha para que o presidente Lula tenha o direito a ser candidato à Previdência da República; como construiremos um programa de governo com profundas mudanças no Estado de São Paulo, com uma aguda crítica ao modelo de governo tucano; qual será a política de alianças, à luz da resolução do 6º Congresso, e quais serão os nossos candidatos majoritários e proporcionais”, informou Luiz Marinho à reportagem d’O Expresso.