Guapiara promove curso de artesanato em bambu

O município de Guapiara deu início no dia 06 de agosto ao curso de artesanato em bambu.
O curso gratuito é promovido pelo SENAR-SP em convênio com Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo.
Durante as aulas, os alunos vão aprender a confeccionar artesanalmente artefatos em bambu para uso utilitário e decorativo.
O curso aborda desde aspectos gerais e origem do artesanato, importância econômica e principalmente sobre a matéria-prima, desde o preparo, colheita, limpeza até a confecção e acabamento das peças.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o objetivo de cursos como este é utilizar material de fácil acesso em objetos de decoração.
“Os alunos transformaram em renda uma matéria-prima de baixo custo ou na maioria das vezes, nenhum custo”, ressaltaram instrutores do SENAR.

Tendência em decoração
O bambu é uma planta perene, sempre verde e muito resistente e sua madeira cada vez mais é utilizada para fabricação de móveis e objetos para a casa.
Segundo os instrutores, o bambu ou o rattan podem ser tratados ou deixados com a cor natural; a pintura pode dar a este material um novo visual e um ar contemporâneo.
“Este material foi amplamente utilizado na década de 80, mas está voltando à moda graças a um estilo mais moderno e um design mais atraente”, destacaram.
Os móveis de bambu podem ser usados em qualquer ambiente da casa, mesmo em locais onde a umidade é maior como banheiro e cozinha. Devido a sua estrutura, o bambu reage muito bem a típica umidade do banheiro e também a água, graças ao tratamento a que é submetido.
O bambu também é adequado para acessórios como recipientes ou mesmo ornamentos decorativos para colocar em bibliotecas ou nas prateleiras.
“O gosto também mudou e podemos encontrar peças modernas, mas para quem prefere o bambu clássico é sempre possível encontrar até mesmo aqueles que criam móveis e acessórios com a técnica tradicional” explicaram os instrutores do Senar.

Veja também