O Centro Dia Quero Vida, de Capão Bonito realizou no último dia 03 de outubro a 2° edição do Agita Melhor Idade com o tema “Eu não tenho idade. Tenho vida”.
O evento, que também celebrou o Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, foi realizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com o Conselho do Idoso.
Foi feita uma passeata de conscientização sobre os Direitos dos Idosos que saiu do Centro Dia passou pelas ruas centrais até a praça Rui Barbosa e que contou com a participação das crianças do CASE I (CPP) e adolescentes do PROJuventude.
Por onde passaram, os idosos chamaram a atenção pela alegria e descontração.
“Estamos trabalhando para estreitar os laços deles com as famílias e com a comunidade onde moram. Queremos ser também conhecidos no Estado como a Cidade Amiga dos Idosos protegendo e prevenindo situações de fragilidade e vulnerabilidade na melhor idade”, destacou o coordenador do Centro Dia, Ivanil Carvalho de Oliveira.
A população idosa do Brasil já era a quinta maior do mundo em 2016, segundo o Ministério da Saúde.
A previsão para 2030 é de que o número de idosos no país ultrapasse o total de crianças entre zero e 14 anos.
Diante disso, o aumento da expectativa de vida no Brasil, que hoje ultrapassa os 71 anos de idade, representa um desafio para toda a sociedade, que deve criar formas de amparar melhor os idosos.
Para se ter uma velhice mais saudável, especialistas dão algumas dicas: praticar exercícios físicos, pois estes melhoram a musculatura, ajudam a diminuir os riscos de doenças no coração, diabetes e obesidade, aliviam o estresse e ansiedade, entre vários outros benefícios; manter uma alimentação saudável e beber muita água; dormir bem, de sete a oito horas por noite; realizar atividades que estimulem o cérebro; evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e o consumo de cigarros; realizar checkup anualmente após os 45 anos de idade.