A Abadá-Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira) de Capão Bonito realizou na noite do dia 24 de setembro o Festival Amazônia 2016 – O Pulmão da Terra!
O evento foi realizado no Teatro Cultural Abadá-Capoeira (Piscina). Um dos destaques foi a participação do professor Costa do Rio de Janeiro.
O festival teve organização do professor Luiz Eugenio Castanho de Almeida e equipe Abadá de Capão Bonito, supervisão do Mestre Pernilongo, coordenação regional do Mestre Cobra.
Há mais de 20 anos a Associação Abadá-Capoeira vem desenvolvendo um belo trabalho com crianças, adolescentes, jovens e comunidade em situação de vulnerabilidade social.
Segundo o prof. Luiz Eugenio, a entidade tem focado e priorizado atividades objetivas e dinâmicas transformando as teorias em ações concretas, sendo possível reverter situações antes sem soluções.
“O objetivo é orientar e auxiliar crianças e adolescentes na formação do seu caráter, através de atividades psicopeda-gógicas e lúdicas, aplicando de forma coerente e sensata, respeitando sempre a individualidade e particularidade de cada um, desta forma afastando-as da marginalidade”, destacou Luiz Eugenio.
O evento contou com participação de grupos de capoeira de outras cidades e foi um grande show de conscientização sobre a preservação ambiental e a capoeira como esporte e arte.