A tradicional agência do Banco do Brasil do município de Guapiara foi transformada em posto de atendimento após decisão anunciada nesta segunda-feira, dia 11, que prevê o fechamento de 361 unidades em todo o Brasil. O Banco do Brasil aprovou um conjunto de medidas que diminuem sua estrutura organizacional com o fechamento de agências, postos de atendimento e programas de demissão voluntária.
A agência do Banco do Brasil era uma das mais antigas da cidade e com a readequação o atendimento passa a ser somente através dos caixas eletrônicos, acrescentando mais algum outro serviço específico, e nas plataformas digitais, diminuindo assim o número de funcionários de seis para um.
Em comunicado oficial, o Banco do Brasil explicou que o plano de reorganização prevê ganhos de eficiência em 870 pontos de atendimento do País, com a desativação de 361 unidades (112 agências, sete escritórios e 242 postos de atendimento), a conversão de 243 agências em postos de atendimento e oito postos em agências, transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem guichês de caixa, relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios e criação de 28 unidades de negócios (14 agências especializadas agro e 14 escritórios leve digital). Com esses movimentos, a expectativa do BB é economizar R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões, até 2025.
O vereador Marcio Oliveira (PSDB) e o prefeito Matheus Freitas (DEM), de Guapiara, concederão entrevista nesta quarta-feira, dia 13, à TV O Expresso sobre a iniciativa, mas adiantaram que, possivelmente, irão buscar alternativas junto à Superintendência do BB para evitar, principalmente, prejuízos aos agricultores e produtores do Município.