Alckmin prepara saída do PSDB para concorrer ao Governo de SP

O ex-governador Geraldo Alckmin já sente certo desconforto no PSDB paulista e prepara sua saída do partido para concorrer ao Governo de São Paulo em 2022. Políticos próximos ao ex-governador afirmam que ele está entre o PSD e o DEM. Outros aliados de Alckmin apostam numa filiação ao DEM, retribuindo assim na mesma moeda a articulação do governador João Doria na filiação de Rodrigo Garcia ao PSDB.

Alckmin já se vê e se movimenta nos bastidores como se estivesse fora do PSDB: passou as últimas semanas costurando apoios a sua candidatura. Para segurá-lo, a cúpula do PSDB propôs a realização de prévias estaduais, abrindo mão da tradição de que quem está no cargo tem prioridade para ser candidato.

Alckmin não mordeu a isca, pois sabe que seria difícil vencer Garcia sem a máquina do governo nas mãos. Outra tentativa seria convencê-­lo a concorrer ao Senado, mas José Serra não abre mão de disputar a reeleição. Nos próximos dias, Geraldo Alckmin deverá se reunir com importantes lideranças políticas do Estado, incluindo o ex-governador Márcio França, que já se declarou fiel ao companheiro de chapa de 2014.

Veja também