Alunos da Etec sofrem com ônibus abarrotados em Capão Bonito

Alunos da Etec e Fatec que precisam usar o transporte coletivo tarifa zero de Capão Bonito estão tendo que ficar espremidos dentro dos coletivos devido os poucos horários que estão sendo disponibilizados para atender essa linha.

Fotos e filmes enviados para a redação de O Expresso mostram alunos em pé em ônibus superlotado e os estudantes tendo até que sentar perto do painel e do parabrisa do veículo para conseguirem ir até as unidades escolares que ficam no loteamento Terras do Embiruçu.

As maiores reclamações estão no período da manhã e da tarde. Esta semana a motorista do veículo chegou a pedir ajuda para os alunos para conseguir ver se havia carro atrás no ônibus devido a superlotação.

O caso chegou a ser debatido na Câmara, mas nenhuma medida concreta foi tomada para melhorar a qualidade do transporte. Estudantes e seus pais alegam que já teriam solicitado melhoria para vereadores e até mesmo o diretor de Trânsito do município, Márcio Souto de Proença, esteve acompanhando o trajeto, mas nada de efetivo foi feito para melhorar. Segundo uma estudante, a prefeitura estaria sugerindo que uma parte dos estudantes use um segundo ônibus que passa 40 minutos depois, mas de acordo com os estudantes este outro ônibus faz um trajeto muito mais longo e demora muito mais do que os 40 minutos ditos pela prefeitura.

O pai de aluna, Edilberto Cesar de Almeida, ouvindo a reclamação de sua filha e cansado de esperar uma providência por parte da prefeitura, decidiu apresentar uma denúncia no Ministério Público. “Minha filha queria ela mesma fazer a denúncia, mas como ela é menor de idade, eu assinei”, disse o pai da aluna.

Além disso, os alunos têm que suportar o forte calor já que os ônibus não têm ar condicionado como havia sido prometido pelo prefeito no lançamento do serviço.

Veja também