Alunos de Capão Bonito foram pré-selecionados para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Os alunos de escolas públicas de Capão Bonito, Joab da Cruz Araujo Muniz e Lucas Aparecido de Almeida, foram pré-selecionados para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), após serem aprovados na primeira prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
Até então o fato era inédito em Capão Bonito e, além disso, os estudantes foram os únicos da rede pública de ensino de toda a região a serem pré-selecionados por meio da prova da OBA neste ano.
Joab, de 13 anos, aluno do 9º ano da Escola Municipal João Laurindo da Silva (bairro Ana Benta), realizou a prova na categoria do Ensino Fundamental e alcançou a excelente nota de 9,3, sendo que a nota de corte para a pré-seleção para a prova internacional era de 9,0.
Para Joab, o feito deve-se à preparação específica para a prova e o apoio dos professores. “Eu sempre gostei de matérias relacionadas às Ciências, Geografia, Astronomia, e também de ler sobre esses assuntos, ainda tivemos uma preparação com apostilas voltadas aos conteúdos da Olimpíada, fazendo com que pudesse estar preparado para ser aprovado na primeira fase”, destacou.
O coordenador pedagógico e professor de Ciências da Escola João Laurindo, José Diego Rodrigues da Silva, que inscreveu a unidade escolar na Olimpíada Brasileira, comentou sobre a conquista do aluno. “O Joab é um aluno muito inteligente e dedicado. A prova é muito difícil e ele se saiu muito bem. É uma questão de orgulho, provando que o trabalho valeu a pena. Agora é continuar estudando para as outras provas e quem sabe representar o Brasil na Olimpíada Internacional”, relevou.
Já Lucas, de 18 anos, estudante do 3º ano da Escola Estadual Padre Arlindo Vieira, competiu pela categoria Ensino Médio, que tinha como nota de corte 7,0, alcançou a média 7,85, sendo motivo de orgulho para o professor de Física Márcio Batista da Silveira e da diretora Edicleia. “Estamos extremamente felizes com a participação do Lucas, mostra que a escola está evoluindo. Queremos continuar inscrevendo nossos alunos na competição e apoiando para que nas próximas edições ainda mais estudantes sejam aprovados”, afirmaram.
“A prova foi muito difícil, mas graças a todo o apoio da escola e minha dedicação consegui essa nota e a aprovação. Vou continuar estudando para as próximas fases para tentar ser selecionado para a prova internacional”, disse Lucas.

Veja também