Através do Escritório Regional Sudoeste Paulista do Sebrae, artesãos de Capão Bonito e Apiaí participaram no último dia 22 de outubro da Feira de Artesanato Brasil Sebrae Original, no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
O primeiro dia de funcionamento da feira levou aproximadamente quatro mil pessoas ao Anhembi e gerou R$ 574 mil em negócios. Realizada pela primeira vez pelo Sebrae, a feira expôs e vendeu, até o dia 23, mais de 10 mil peças do artesanato brasileiro produzidas por 320 artesãos de 25 estados brasileiros.
“Uma feira como essa pode fazer com que o artesão consiga se sustentar não apenas das vendas realizadas aqui, mas de encomendas que serão feitas ao longo de todo o ano”, afirmou o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
“Estamos abrindo o maior mercado consumidor do Brasil a eles, especialmente aos expositores que são do interior ou moram em municípios distantes”, acrescentou.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 310 mil artesãos no Brasil, sendo que o artesanato está presente como atividade econômica em 78,6% dos municípios brasileiros. Pesquisa do Sebrae mostra que, para 60% dos artesãos brasileiros, o artesanato é a principal fonte de renda, mas a comercialização é considerada o principal problema para 29% deles.
O principal meio de divulgação do artesanato é a venda pessoal (boca a boca), segundo 58% dos artesãos.
Os artesãos de Capão Bonito fizeram um balanço muito positivo da feira. “Foi uma grande oportunidade de poder acompanhar as principais novidades do setor e que tem grande potencial de geração de emprego e renda”, destacaram os artesãos.