O prefeito Marco Citadini (PTB) recebeu na última segunda-feira, 17/07, o engenheiro e escritor Ken Yamazato, que veio buscar parceria da prefeitura para organizar a primeira edição do “Festival das Pipas” no Kai Kan.
De acordo com Yamazato, o objetivo será levantar voo em Capão Bonito da maior pipa do mundo, que será registrado no livro dos recordes (Guinness Book).
Ken Yamazato é autor do livro “Engenheiro das Pipas – O invasor dos ares”, e presenteou o prefeito com um dos exemplares do livro.
Ken também doará todo seu acervo com mais de 4 mil pipas e demais materiais relacionados para a criação do Museu da Pipa em Capão Bonito.
O prefeito Marco Citadini sugeriu a inclusão do “Festival das Pipas” no calendário de comemoração da imigração japonesa.
Mestre das pipas
O engenheiro Ken Yamazato, nascido em 1939 na cidade de Mogi das Cruzes, tem uma paixão particular pelas pipas ou papagaios.
Tanto que criou uma empresa especializada em desenvolver projetos pedagógicos na área de pipamodelismo – “Ken Yamazato Eng. de Papagaios e Pipamodelismo “, termo sugerido por ele para definir a arte e a ciência de se projetar, construir e empinar papagaios.
O seu livro, Yamazato-San, faz um amplo relato dos papagaios tanto do ponto de vista histórico quanto do ponto de vista científico e de engenharia.
O livro é dividido em três partes. A primeira parte é uma introdução histórica, onde descreve a origem dos papagaios na China e o seu uso nas guerras e na ciência.
A segunda parte é dedicada a ciência e a engenharia dos papagaios, onde Yamazato-San explica porque os papagaios voam
A terceira e última parte do livro é dedicada à construção dos papagaios, desde os materiais utilizados aos diversos modelos de papagaios.
Yamazato-San ensina como preparar as varetas de bambu e como emendá-las, inclusive como curvar ou dobrá-las, como fazer o tirante e até como projetar o carretel.
O livro contém ilustrações feitas pelo autor, além de uma quantidade grande de fotos de papagaios projetados por ele e dos momentos em que foram lançados ao ar. Yamazato tem vários prêmios e recordes nacionais e internacionais na área.
“Serve para gente dos 8 aos 80 anos e não tem contraindicações”, brinca o autor.