Uma ótima notícia para Capão Bonito, o jovem Átila Mendes Destro, de forma inédita, foi o grande campeão do 40º Campeonato Nacional de Quarto de Milha, na modalidade Laço Individual.
O campeonato, realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), foi realizado entre os dias 15 e 23 no Recinto de Exposições da EMAPA de Avaré e é considerado o mais importante evento esportivo da raça no Brasil.
Segundo o criador Fábio Pinto da Costa, presidente da ABQM, o Campeonato Nacional é o grande momento em que o cavalo prova seu valor no desempenho em 19 modalidades como o Laço, as Rédeas, o Team Peaning e Três Tambores, por exemplo. Uma evolução que veio com o tempo.
“A evolução da competição retratou o crescimento da ABQM que saiu de nove mil animais registrados para 527 mil, de 106 mil proprietários no País.
Fechamos 2016 com uma receita de quase R$ 240 milhões apurados apenas com a venda de exemplares da raça, nos principais leilões do Quarto de Milha do País. Tudo indica que 2017 fechará com um cenário favorável, alcançando cifras mais expressivas”, alegou Fábio Pinto, fazendo um balanço positivo do Nacional.
No topo do ranking
como competidor e
proprietário
O ranking da ABQM foi divulgado na noite de segunda-feira, dia 31/07, e o capão-bonitense Átila Destro Aparece em primeiro lugar com 45,00 pontos.
Átila Destro também apare em primeiro no ranking como proprietário com 34,00 pontos, seguido de Artur Guimarães Fonseca com 30,00 e João Paulo Braga Cabral também com 30,00.
A família Destro fez literalmente barba, cabelo e bigode no Nacional. O macho Beny Dun IT obteve a melhor avaliação no ranking com nota 21,00.
Entre as fêmeas outro bom resultado para Capão Bonito – Vegas Resort da família Destro ficou em 5º lugar com nota 13,50.
Segundo Marinho Destro, pai de Átila, que está trabalhando em Guaira (PR), a liderança no ranking geral foi obtida com muitos títulos e vitórias neste ano.
“Tivemos uma excelente temporada em 2016, mas em 2017 os resultados estão sendo espetaculares. É a realização de um grande sonho. Chegamos no topo do laço no Brasil. Toda honra e glória para o Senhor. Este resultado é fruto do empenho e amor à modalidade do Átila”, afirmou Marinho à reportagem d’O Expresso, não escondendo a emoção pelo título do filho e liderança no ranking.