No último domingo, 12, começou a última rodada da fase de grupos da “Taça Zé Mineiro” de Ribeirão Grande. O palco foi o excelente campo do bairro Ferreira dos Matos.
Logo cedo, a maior goleada do campeonato. Baguaçu e Machados entraram em campo às 9 horas para quebrar a geada.
O time capão-bonitense foi para o confronto na liderança do Grupo C, mas tinha um dos piores ataques da competição.
A equipe usou o confronto contra o desfalcado time do Machados para alavancar seu saldo. Soberano no confronto, o Baguaçu foi aos poucos balançando as redes e construiu uma goleada histórica. Venceu o duelo por 8 a 0. De quebra, manteve-se 100%, com quatro vitórias em quatro jogos, ficou com 12 gols de saldo e ainda viu seu atleta Delton Fabiano brilhar com 5 gols na partida e se igualar na artilharia, com 7 gols no campeonato.
Diego fez os outros três gols que completaram o placar. O Machados se despede da competição com apenas 1 ponto ganho.
Em seguida foi a vez de Barsemlona e Alegre se confrontarem em jogo decisivo para o time de Guapiara, no Grupo B.
Em um duelo emocionante, o Alegre precisava de pelo menos um empate para se classificar sem depender de ninguém e buscou o resultado até o fim.
O Barsemlona ganhava o jogo por 3 a 2 até o final do jogo, o que deixaria o Alegre muito próximo de uma eliminação, mas nos minutos finais João Alexandre empatou de cabeça, dando números finais ao placar e garantindo o Alegre na próxima fase. Os outros gols do Alegre foram marcados por João Marcos e Jumar. O Barsemlona, que marcou com Edvan (2) e Leandro Cruz, já estava classificado e finalizou sua participação na fase de grupos.
O time é líder do Grupo B e espera outras equipes completarem seus jogos.
Logo depois foi a vez de Nunes e Porto/S. Modenutt se enfrentarem pelo grupo C.
Com os dois times brigando pela vaga no G4, o duelo foi dramático até o fim.
O Nunes entrou em jogo precisando de um empate para garantir a classificação e desde o início do jogo contava com um jogador a mais, pois o Porto/S. Modenutt entrou incompleto. Mesmo assim, o time de Capão Bonito fez logo 2 gols, enquanto o Nunes ainda não tinha se achado em campo.
Com um gol de falta de Ricardo, o Nunes reacendeu as esperanças, mas aos poucos o cansaço e o desespero foram chegando e o gol não saiu para o lado do time de Ribeirão. No fim, quem marcou foi o Porto.
No último lance do jogo, fechou o placar em 3 a 1 e ga-rantiu o passaporte para as oitavas-de-final.
Os gols do Porto foram de Rafael (2) e Jeferson. O Nunes está eliminado.
Finalizando o dia, Pulmam x Capoeira Alta. Mesmo enfrentando um adversário que não tinha mais chances de classificação, o Pulmam entrou aceso no jogo, pois só a vitória interessava. Apesar de ter visto as chances diminuírem com o empate do Alegre no jogo anterior, a equipe não se abalou e enfrentou o Capoeira Alta com garra. Ainda no primeiro tempo abriu o placar com um golaço de Marcelo Fuentes, que matou a bola no peito e chutou com maestria para fazer 1 a 0 Pulmam. No segundo tempo, Tiago “verde” também deixou sua marca e lacrou o placar em 2 x 0, sem dar chances ao time da Capoeira Alta.
Com o resultado, o Pulmam passa a semana no G4 e espera o resultado de RC Paulista e ECCB para saber se vai ou não às oitavas. O Capoeira Alta, mesmo tendo um ataque muito positivo, está eliminado e acabou na lanterna da competição sem fazer nenhum ponto.
Neste domingo, 19, tem o último dia de jogos da fase de grupo no Bairro Ferreira.
(Colaboração: Afonso da Farmácia – Xitão)