A Secretaria de Educação de Capão Bonito, através do Centro Paulo Freire, fez há alguns dias e apresentou na semana passada um amplo levantamento com pais de alunos que estudam na rede pública municipal de ensino para avaliar as consequências e expectativas de retomada das aulas nas escolas controladas pela prefeitura.
O resultado do levantamento que foi feito de forma ampla e dando oportunidade de voz para praticamente todos os pais, deixou claro que a grande maioria somente quer o retorno das aulas presenciais com a certeza de que os riscos aos alunos e profissionais da Educação serão os menores possíveis.
Pelo o que seu viu no levantamento, fica claro que as pessoas que têm seus filhos matriculados na rede de ensino da prefeitura temem que uma volta às aulas presenciais poderá proporcionar o aumento da contaminação das crianças e adolescente e isto poderá fazer delas vetores de transmissão levando a pandemia até suas famílias.
Com o resultado da consulta, a prefeitura local deve dar prosseguimento a sua intenção de somente retomar as aulas em 2021, principalmente para alunos da Educação Infantil que são de uma faixa etária de 6 meses a 5 anos e que nitidamente teriam dificuldades para atender as recomendações exigidas pela setor de Saúde para evitar o contágio. Além disso, a Educação Infantil tem em sua base a interação entre os alunos como forma de atuação.
O que se viu no levantamento e que está claro para a opinião pública, é que as pessoas temem, e muito, o contágio pelo Coronavírus e estão deixando para o futuro coisas que podem ser procrastinadas como é caso das aulas, já que no próximo ano podem ser feitas aulas de reforço para compensar eventual perda ocorrida com a suspensão das aulas presenciais.
Pais agiram com bom senso ao aderirem em imensa maioria a tese do retorno somente com a possibilidade de uma segurança mais efetiva, é o que se pede hoje, que tenhamos bom senso e cuidado mesmo neste momento em que a pandemia está em fase de desaceleração, pois sabe-se que todo o cuidado é pouco e mais importante é que seja evitado o colapso do sistema de Saúde que pode ocasionar em mortes de cidadãos sem condições de atendimento.
Felizmente pelo o que se vê em Capão Bonito houve um cuidado da prefeitura em dotar a rede de Saúde da cidade de condições para atender a população nos casos de Covid e em momento algum houve falta de leitos, mesmo de UTI, para dar suporte aos pacientes. Esta atenção é louvável, mas sempre é importante que se haja prevenção e evitar o retorno as aulas não deixa de ser uma medida protetiva já que ainda não existe vacina à disposição e podemos enfrentar em qualquer momento um retrocesso.
Os pais de alunos de Capão Bonito mostraram que estão sendo cuidadosos e estão agindo com bom senso, duas qualidades muito importantes neste momento em que acima de tudo temos que pensar em salvar vidas.