A Câmara de Capão Bonito aprovou em sessão extraordinária realizada na última segunda-feira, dia 30, o projeto de lei complementar do prefeito Júlio Fernando, do PL, criando 12 novos cargos no organograma da prefeitura municipal.
O projeto de lei complementar nº 019/2025, trata sobre a criação de cargos gratificados para funções de coordenadoria e chefia em várias secretarias municipais.
Na semana passada a coluna Ciranda deste semanário tinha informado que a assessoria do prefeito estava estudando o envio de um projeto criando várias coordenadorias para acolher funcionários de carreira da prefeitura que estão ocupando cargos de diretoria e com isso os cargos de diretor ficariam liberados para receber nomeações de pessoas indicadas pelo prefeito.
O projeto não foi sequer debatido pelos vereadores na sessão, somente o vereador Daan Cabeleireiro votou contra, afirmando a O Expresso ser contra a criação de cargos já que ainda está em vigor um decreto do prefeito de contenção de gastos desde janeiro de 2025, portanto, acha uma incoerência criar novos cargos quando está se contendo despesas para vários serviços essenciais.
Foram criados os seguintes cargos: 1 de Assessor do Demutran, 1 de Assistente Técnico da Secretária Jurídica, 1 Auxiliar da Folha de Pagamento, 1 Condutor de Limpeza Pública, 1 Coordenador da Central de Vagas, 1 Coordenador de Desenvolvimento Agrícola e Agropecuária, 1 Coordenador Manutenção da Iluminação Pública, 1 Coordenador de Manutenção de Obras, 1 Coordenador de Planejamento Estratégico, 1 Coordenador Geral do Setor de TI, 1 Diretor da Vigilância Patrimonial Municipal, 1 de Encarregado de Equipes de Poda de Árvores e Jardinagem.
No ano de 2024 a prefeitura de Capão Bonito estava entre os 90 municípios que mais gastaram com folha de pagamento entre os 654 municípios Estado de São Paulo de acordo com o Tribunal de Contas do Estado chegando próximo de 50% do arrecadado gasto com folha.