Câmara de Capão Bonito instaura CPI para apurar morte de crianças

A Câmara de Capão Bonito aprovou na sessão ordinária da última segunda-feira a instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar a atuação da prefeitura na morte de duas crianças do município, por meningite e pneumonia, que eram alunas da rede pública de ensino.

A denúncia que motivou a abertura da CPI foi feita pelo servidor público municipal Reinaldo Borges Moreira e foi lida na sessão do último dia 02 de setembro. Para o denunciante, a Secretaria de Educação de Capão Bonito deveria exigir no ato da matrícula de cada criança em escolas municipais as respectivas carteiras de vacinação e que a atual administração somente tomou alguma providência para verificar o caso do aluno que faleceu com meningite após uma reportagem de uma emissora de televisão regional. Além disso, a Secretaria de Saúde mesmo sabendo do caso de meningite só tomou medidas de proteção aos demais alunos e servidores da escola onde uma das vítimas estava frequentando somente após a reportagem.

O pedido de instauração da CPI foi assinado por cinco vereadores e com esse número de assinaturas a comissão já é considerada instaurada, assinaram a constituição da CPI os vereadores Daan Cabeleireiro, Josiel Baitaca, Paulo Cecap, Camila Camargo e José Carlos da Cooperativa.

Logo após a confirmação da instauração da CPI a presidente da Câmara, vereadora Camila Camargo, determinou a realização de um sorteio para escolher os membros da comissão. O sorteio coube aos próprios vereadores por ordem alfabética e o primeiro a sortear foi o vereador Alan Senciatti que acabou sorteando o seu próprio nome, em seguida foi a vez do vereador Antônio Roberto de Siqueira, o Fio Londrina, que acabou sorteando o vereador Valdeci do Turvo e, por fim, o vereador Daan Cabeleireiro que sorteou o vereador Zé Carlos da Cooperativa.

Câmara terá novo sorteio

A assessoria jurídica da Câmara apontou que houve um equívoco por parte da presidente da Câmara, pois deveriam ser sorteados cinco nomes e não somente três, na sessão do próximo dia 16 deverão ser sorteados os outros dois membros da comissão.

Comissão deve chamar secretárias

Nos corredores da Câmara Municipal comenta-se que uma das primeiras medidas a serem tomadas pela CPI será a convocação para oitivas das secretárias municipais de Educação e Saúde, respectivamente, a primeira-dama Ana Luiza Souto Dias e a enfermeira Andreia Milani.

Veja também