A Prefeitura Municipal de Capão Bonito, por meio da Secretaria de Saúde, realizará entre os dias 04 e 31 de agosto a vacinação contra o Sarampo e Poliomielite (Paralisia Infantil), com dois dias “D” de mobilização, marcados para os sábados – dias 04 e 18 de agosto.
A campanha, que é nacional, deve imunizar crianças entre 12 meses e até menores de cinco anos de idade.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Capão Bonito, é fundamental que os pais apresentem o cartão de vacina, para que o histórico de vacinação da criança seja verificado.
A meta de vacinação nesta campanha, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é de 95%, de forma homogenia, para evitar a manutenção ou formação de bolsões de não vacinados. Em Capão Bonito, o total estimado é de mais de 2.500 crianças na faixa etária da campanha. A vacina contra o Sarampo será a Tríplice Viral, que também protege contra Caxumba e Rubéola.
“A vacinação é importante para manter elevada a cobertura vacinal contra Poliomielite nos municípios visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da doença, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o Sarampo, e a Rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país”, afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Capão Bonito, Julia Goulart.
Segundo a coordenadora, a dose da vacina será de acordo com a faixa etária e situação vacinal de cada criança, seguindo o calendário de vacinação padronizado pelo Ministério da Saúde.
“O objetivo é vacinar, indiscriminadamente, contra Sarampo e Poliomielite as crianças da faixa etária da campanha, que devem ser levadas a um posto de vacinação, até mesmo aquelas que estão com a carteira de vacina em dia”, explicou.
A Vigilância Epidemiológica ainda frisou que a criança que já foi vacinada em um dia da campanha, não precisará retornar a qualquer posto de vacinação.