Candidatos à prefeitura de Capão Bonito apresentaram propostas em debate que teve ausência do prefeito

Na última segunda-feira, dia 30, os moradores de Capão Bonito tiveram a oportunidade de conferir as propostas de dois dos três candidatos a prefeito da cidade que disputarão a cadeira de chefe do Executivo neste domingo.

O debate promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capão Bonito, teve como mediador o jornalista e apresentador do programa Telescópio, da TVI de Itapetininga, Fábio Arruda Miranda, e foi realizado a partir das 20 horas, no salão de festas do Centro de Assistência Social Padre Henrique.

De acordo com o presidente do Sindicato, Pedro Silva de Sousa, como as emissoras de rádio do município não se movimentaram para organizar o evento, ele entendeu que sua entidade deveria dar essa contribuição ao processo democrático. Dos três candidatos registrados na Justiça Eleitoral compareceram dois, o candidato Heitor da Gelsa, do MDB, e o candidato Matheus Francatto, do Republicanos, o atual prefeito Júlio Fernando, do PL, não compareceu e não enviou justificativa e nem enviou representante, mesmo tendo sido convidado.

O prefeito decidiu fazer uma live no mesmo horário sendo entrevistado pelo assessor de imprensa da prefeitura e onde todos os cargos de confiança foram convocados para estarem assistindo e repassando o convite para familiares.

Esta não foi a primeira vez que o atual prefeito não compareceu a um debate, em 2008 quando venceu sua primeira eleição, o prefeito também não enfrentou seus adversários da época, Junior Tallarico e Roberto Tamura. Em 2012 também não enfrentou seu adversário Gerson Hussar.

A ausência do atual prefeito foi criticada pelos outros dois candidatos e sua cadeira foi deixada vazia com a esperança dos organizadores de que ele comparecesse.

Apesar de o debate ter tido algumas trocas de farpas, houve apenas um pedido de resposta que foi negado pela comissão montada para julgar os pedidos dos candidatos e que foi presidida pela advogada Camila Gerotto, indicada pela OAB local para acompanhar o debate.

Os dois candidatos puderam apresentar suas propostas para vários temas como saúde, educação e gestão pública. Foram feitas pelo mediador perguntas enviadas pela população ao sindicato e também por parte de entidades que atuam no município.

“Pudemos fazer um debate de nível e quem ganhou foi a população que conheceu as propostas dos candidatos presentes. O grande derrotado foi o prefeito Júlio Fernando que mostrou seu desprezo pela democracia e desrespeito aos cidadãos do município com sua ausência e com o fato de promover uma live no mesmo horário. Coisa de coronel do século passado”, disse Heitor da Gelsa.

“O debate foi o grande destaque dessa eleição em Capão Bonito. Eu e o Heitor respeitamos o princípio democrático e debatemos propostas de alto nível. Infelizmente o atual prefeito não respeitou os seus próprios eleitores e mesmo sendo um político experiente, fugiu de dois jovens. Uma pena também que as rádios de Capão Bonito continuem se omitindo e fechando as portas para os demais candidatos. As rádios fizeram pré-campanha descarada para o atual prefeito”, disse Matheus Francatto.

Veja também