Capão Bonito atrasa aplicação da segunda dose da vacina aos profissionais da Saúde da rede particular

Segundo a Secretaria da Saúde, a responsabilidade pelo envio da vacina é do Governo do Estado

A Prefeitura Municipal de Capão Bonito emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira, dia 25, esclarecendo que ainda não tem previsão oficial para aplicar a segunda dose da vacina Coronavac nos profissionais de Saúde da rede particular.

Conforme a nota, a segunda aplicação nos profissionais da Saúde, principalmente da rede particular, pois os da rede pública já receberam a 2ª imunização, estava programada para hoje, dia 25, e amanhã, dia 26. A Prefeitura diz que o Governo do São Paulo ainda não enviou o novo lote de vacinas ao município, porém, a Vigilância Epidemiológica afirma que está agendada para amanhã, dia 26, a primeira dosagem aos idosos entre 80 a 85 anos.

Profissionais da Saúde consultados pela reportagem d’O Expresso afirmam que a Vigilância Epidemiológica “confunde, ao invés de esclarecer”. “Se tem a vacina, deveriam aplicar a segunda dose nos profissionais da Saúde, pois, existe um prazo limite para a eficácia da vacina”, explicaram.

Caso ultrapasse 28 dias de intervalo entre a primeira e a segunda dose, não é garantida a eficácia da Coronavac. Segundo o Instituto Butantan, o estudo clínico da vacina foi projetado para avaliar a eficácia da imunizante com duas aplicações num intervalo de 14 a 28 dias, e não é possível tirar conclusão sobre a resposta imune de pacientes que passem um período mais longo em as duas doses.

Outras fontes do setor da Saúde ouvidas pelo jornal O Expresso afirmam que o novo lote de vacinas deve chegar entre amanhã, dia 26, e segunda-feira, dia 1º.

Veja também